AchèAchè
    search
    Título

    Descubra como a asma sem tratamento é um perigo para sua saúde!

    Uncategorized

    Por

    A asma, segundo o Ministério da Saúde, é uma das doenças respiratórias mais comuns entre os brasileiros: dados de 2015 apontam que mais de 6 milhões de pessoas sofrem com o problema no país. Seus principais sintomas são falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. A asma sem tratamento oferece graves riscos à saúde. Por isso, não deixe de procurar um médico em caso de suspeita para receber o diagnóstico.

    Asma sem tratamento pode causar problemas cardíacos


    “Se o paciente não receber o tratamento adequado para asma, seu quadro pode evoluir para um processo chamado de remodelamento brônquico, que é a deformação das estruturas pulmonares”, afirma a pneumologista Laís Fraga. Essas alterações são tidas como irreversíveis e são causadas pela ação das substâncias que inflamam os brônquios. 

    Como consequência, segundo a médica, o paciente sofrerá com o prejuízo da função pulmonar e com o agravamento dos sintomas da asma. Terá ainda sua qualidade de vida reduzida significativamente e precisará de uma quantidade bem maior de medicações se comparada à dosagem que seria necessária se o quadro tivesse sido tratado no início.  
    A asma sem tratamento pode desencadear ainda outros problemas nos pulmões. “Pode levar a infecções de repetição, como pneumonias, desmaios, alterações cardíacas e até crises fatais”, alerta a pneumologista. A ausência de medidas de combate à doença também pode provocar falta de ar grave com necessidade de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI). 

    Como funciona o tratamento da doença?


    Ao procurar um especialista, ele irá analisar a gravidade do quadro para indicar as melhores medidas para o seu tratamento. Praticar exercícios físicos e evitar substâncias irritantes e alérgenos, que funcionam como
    gatilhos da doença, são alguns exemplos. Medicações também são importantes e, dependendo do tipo escolhido, elas podem começar a fazer efeito em poucos minutos. 

    Dados do Ministério da Saúde:
    http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35040-asma-atinge-6-4-milhoes-de-brasileiros
    http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/asma
    Foto: Shutterstock 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes