AchèAchè
    search
    Título

    Asma: Alimentos podem causar crises da doença?

    Asma e Bronquite

    Por

    As crises de asma podem ser desencadeadas por diversos fatores de risco, o que inclui a alimentação. Os alimentos que afetam cada paciente tendem a variar, pois algumas pessoas possuem alergia a determinadas comidas, enquanto outras sofrem mais com outro tipo de alimento. Porém, de maneira geral, frutos do mar e o corante utilizado nos alimentos são os principais vilões. 

    Alimentos que mais provocam crises de asma


    “Vários alimentos
    podem causar crises de asma, principalmente frutos do mar (camarão, em especial). O que chamamos atenção em termos de alimentos são os corantes utilizados nestes. Eles são os principais responsáveis dentro da indústria alimentícia pelo desencadeamento de crises de asma”, informa o pneumologista José Eduardo Martinelli. 

    Segundo o especialista, o corante vermelho, C3, um dos mais usados na indústria de alimentos, é um dos mais relevantes nesse contexto. Ele está presente na salsicha e no molho de tomate, por exemplo. “Já tive pacientes que tiveram crise de asma após ingerir refrigerante com corante amarelo”, conta o médico.   

    É importante que os pacientes estejam constantemente atentos aos efeitos dos alimentos no organismo, para saber com precisão quais os alimentos que realmente podem desencadear crises de asma e quais são seguros de ser ingeridos. “Nos testes de alergia há muito resultado falso positivo e falso negativo, então é mais indicado buscar saber o que, de fato, provoca crise”, afirma o especialista.

    Tratamento medicamentoso contra asma


    Além de evitar alimentos que facilitam as crises, os pacientes com asma devem seguir todas as orientações de tratamento indicadas pelo médico especialista que os acompanha. O uso de medicamento específico é muito importante e deve ser feito de forma constante,
    mesmo quando não houver mais crises, já que se trata de uma doença crônica. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes