search
    Título

    Dermatite seborreica causa queda de cabelo? Entenda!

    Cabelo
    Pele e Beleza

    Por Dra. Elizabeth Senra

    8 de outubro de 2021

    Você já ouviu falar em dermatite seborreica? Essa doença de pele, também chamada de sebopsoríase, afeta muito mais gente do que se imagina e, não raro, é associada à queda de cabelo excessiva. Mas, afinal, a dermatite seborreica causa queda de cabelo? Convidamos a dermatologista Elizabeth Serra para tirar essa e outras dúvidas sobre o problema. Confira!

    O que é dermatite seborreica? Quais os sintomas?

    “A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica da pele que atinge áreas produtoras de sebo, como o couro cabeludo, produzindo a caspa”, explica Dra. Elizabeth.  Além do couro cabeludo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) menciona ainda a dermatite seborreica no rosto, nas sobrancelhas, nos cantos do nariz e nas orelhas. 
    De acordo com a dermatologista, os sintomas da dermatite seborreica no couro cabeludo e na pele costumam ser bem perceptíveis: “Os mais comuns são a oleosidade excessiva da pele ou cabelos, descamação de cor branca, leve vermelhidão na área e coceira no couro cabeludo, que pode resultar em infecção secundária do mesmo pelo ato de cutucar essas escamas”.
    Segundo a especialista, a condição também causa queda de cabelo: “Como é um processo inflamatório do couro cabeludo, a dermatite seborreica pode cursar com queda de cabelo, mais ou menos intensa diante da gravidade do quadro. Um dos fatores agravantes da queda capilar é o fato da doença estar associada ao quadro de ansiedade”. 

    Dermatite seborreica: tratamento pode ser feito com shampoos específicos

    Dra. Elizabeth também explica como tratar esse tipo de dermatite. Segundo a dermatologista, por ser uma doença crônica, os períodos de recidiva oscilam, mas o tratamento pode ajudar a diminuir a frequência das crises. “Evitar o uso de boné, pomadas e géis para cabelo, bem como usar shampoos que visam a diminuir a oleosidade excessiva do couro cabeludo e que contenham ativos como ácido salicílico, selênio, antifúngicos e até mesmo corticosteroides” são medidas recomendadas pela médica. 
    “Algumas clínicas oferecem o tratamento do couro cabeludo, realizado por terapeutas capilares, que visa a limpeza com shampoo para dermatite seborreica e que promove o desincruste e que reequilibra o microbiota do local, o tratamento com luzes para desinflamar a pele e os famosos ‘drips’ com vitaminas e aminoácidos injetados de maneira endovenosa para regularizar o organismo de dentro para fora. Quanto mais em equilíbrio o organismo estiver, menores serão as recidivas da dermatite”, finaliza a dermatologista.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/ 

    Newsletter
    Tags
    cabelo
    dermatite seborreica
    queda de cabelo
    tratamento para dermatite seborreica
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes