AchèAchè
search
Título

Dermatite seborreica causa queda de cabelo? Entenda!

Cabelo
Pele e Beleza

Por Dra. Elizabeth Senra

19 de outubro de 2023

Você já ouviu falar em dermatite seborreica? Essa doença de pele, também chamada de sebopsoríase, afeta muito mais gente do que se imagina e, não raro, é associada à queda de cabelo excessiva. Mas, afinal, a dermatite seborreica causa queda de cabelo? Convidamos a dermatologista Elizabeth Serra para tirar essa e outras dúvidas sobre o problema. Confira!

O que é dermatite seborreica? Quais os sintomas?

“A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica da pele que atinge áreas produtoras de sebo, como o couro cabeludo, produzindo a caspa”, explica Dra. Elizabeth.  Além do couro cabeludo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) menciona ainda a dermatite seborreica no rosto, nas sobrancelhas, nos cantos do nariz e nas orelhas. 
De acordo com a dermatologista, os sintomas da dermatite seborreica no couro cabeludo e na pele costumam ser bem perceptíveis: “Os mais comuns são a oleosidade excessiva da pele ou cabelos, descamação de cor branca, leve vermelhidão na área e coceira no couro cabeludo, que pode resultar em infecção secundária do mesmo pelo ato de cutucar essas escamas”.
Segundo a especialista, a condição também causa queda de cabelo: “Como é um processo inflamatório do couro cabeludo, a dermatite seborreica pode cursar com queda de cabelo, mais ou menos intensa diante da gravidade do quadro. Um dos fatores agravantes da queda capilar é o fato da doença estar associada ao quadro de ansiedade”. 

Dermatite seborreica: tratamento pode ser feito com shampoos específicos

Dra. Elizabeth também explica como tratar esse tipo de dermatite. Segundo a dermatologista, por ser uma doença crônica, os períodos de recidiva oscilam, mas o tratamento pode ajudar a diminuir a frequência das crises. “Evitar o uso de boné, pomadas e géis para cabelo, bem como usar shampoos que visam a diminuir a oleosidade excessiva do couro cabeludo e que contenham ativos como ácido salicílico, selênio, antifúngicos e até mesmo corticosteroides” são medidas recomendadas pela médica. 
“Algumas clínicas oferecem o tratamento do couro cabeludo, realizado por terapeutas capilares, que visa a limpeza com shampoo para dermatite seborreica e que promove o desincruste e que reequilibra o microbiota do local, o tratamento com luzes para desinflamar a pele e os famosos ‘drips’ com vitaminas e aminoácidos injetados de maneira endovenosa para regularizar o organismo de dentro para fora. Quanto mais em equilíbrio o organismo estiver, menores serão as recidivas da dermatite”, finaliza a dermatologista.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/ 

Newsletter
Tags
cabelo
dermatite seborreica
queda de cabelo
tratamento para dermatite seborreica
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Queda de cabelo no banho é normal? Dermatologista tira dúvidas!

A queda de cabelo no banho é algo normal, porém pode assustar algumas pessoas, mesmo que não haja motivo para isso. Ao longo do dia, uma quantidade enorme de fios se desprende naturalmente do couro cabeludo e escorre da cabeça durante o banho, tanto pela ação da água, quanto das mãos ao movimentar os cabelos. […]

Artigos
Queda de cabelo excessiva: descubra o que pode estar por trás deste problema

A queda de cabelo excessiva é um problema que mexe com a autoestima de muitas pessoas. Nestes casos, é preciso investigar caso a caso, pois pode se tratar de um sintoma de transtornos emocionais, como o estresse, ou alguma doença, como a alopecia androgenética e a alopecia areata. Para desvendar esse assunto, convidamos a dermatologista […]

Artigos
Os sinais da calvície podem aparecer antes dos 20 anos de idade?

A alopecia androgenética é um nome complicado para um problema que afeta muita gente ao redor do mundo: a calvície. Apesar de a queda de cabelo intensa também atingir as mulheres, a doença é muito mais comum entre os homens. Geralmente, ela aparece a partir dos 20 anos de idade, mas pode surgir mais tarde, […]

Converse com um dos nossos atendentes