AchèAchè
    search
    Título

    De que forma a reabsorção óssea é problemática para pacientes com osteoporose?

    Uncategorized

    Por

    A reabsorção óssea é parte do processo natural de remodelação dos ossos. Este é composto tanto pela reabsorção (dissolução da estrutura óssea), quanto pela formação óssea. No caso dos pacientes com osteoporose, a reabsorção acaba se tornando um problema, pois contribui para a fragilização dos ossos.  

    “A reabsorção óssea é problemática nos pacientes com osteoporose, pois nestes o processo se dá de forma mais acelerada. Isso resulta em uma maior perda óssea média ao ano”, explica o geriatra Ricardo Komatsu. Nestes pacientes, portanto, se faz presente uma discrepância, já que a reabsorção é maior do que a formação óssea.  

    Importância da reabsorção óssea


    É importante, contudo, destacar a importância da reabsorção óssea, já que ela trabalha em benefício da saúde dos ossos assim como ocorre na formação óssea. O desgaste dos ossos é necessário, seja para ajudá-los a se modificar e adaptar ao corpo durante seu crescimento e mudanças constantes, ou para renovar trechos danificados (como microfraturas, por exemplo). 

    Prevenção contra osteoporose


    Para evitar que a reabsorção óssea seja maior do que a formação óssea, deve-se adotar medidas preventivas contra a osteoporose. Evitar os principais fatores de risco é o passo número um. Portanto, cessar o tabagismo, não consumir bebida alcoólica em excesso, não deixar de iniciar o tratamento da menopausa o quanto antes (
    no caso das mulheres) e não deixar de obter nutrientes importantes para a saúde dos ossos (cálcio e vitamina D, principalmente), são medidas necessárias.  

    “Dieta saudável, atividade física e controle dos riscos à saúde podem contribuir para a prevenção da osteoporose”, afirma Komatsu. O tratamento medicamentoso também é muito importante nos casos de osteoporose, pois promove a desaceleração do processo de perda de massa óssea. Por último, vale adotar certos cuidados para evitar quedas e eventuais fraturas, as quais pioram o quadro. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes