A osteoartrite é uma doença articular degenerativa que, segundo o fisioterapeuta Rodrigo Fonseca Salgado, é a quarta maior causa de aposentadoria no Brasil, além de ser responsável por 7,5% dos afastamentos do trabalho. A dor e a inflamação podem afetar bastante a qualidade de vida do paciente, mas a fisioterapia, como parte do tratamento da osteoartrite, pode ajudar a diminuir esses sintomas.
Fisioterapia facilita tratamento da osteoartrite
“A fisioterapia é fundamental para proteger as articulações, diminuir a inflamação, reduzir ou aliviar a dor e a rigidez articular, aumentar a força muscular e a estabilidade das articulações”, explica o especialista. Além disso, Rodrigo destaca que a fisioterapia também ajuda a melhorar a autoestima e a motivar o paciente.
“Um dos principais objetivos da fisioterapia é manter ou aumentar a amplitude de movimentos do paciente, de forma que ele possa desenvolver as atividades mais corriqueiras do dia a dia com o mínimo possível de dor e de rigidez muscular”, explica o profissional.
De acordo com o fisioterapeuta, o profissional também pode dar boas dicas ao paciente sobre sua consciência corporal: “Quanto mais consciente do próprio corpo e de seus movimentos, melhor será a postura de quem apresenta a osteoartrite, evitando submeter as articulações afetadas a um estresse ainda maior”.
Prática de exercícios físicos é fundamental para a melhora dos sintomas
Atividades físicas que não provocam impactos graves nas articulações e praticadas com a orientação de um profissional capacitado são sempre úteis ao tratamento da osteoartrite, segundo Rodrigo. Ele cita, como exemplo, a musculação, exercícios na água e o pilates, que fortalece e alonga todo o corpo, dando maior sustentabilidade ao sistema musculoesquelético.
Foto: Shutterstock