Manter a imunidade dos filhos alta é um dos maiores desafios dos pais de crianças, especialmente porque nos primeiros anos de vida o sistema imune é frágil, pouco desenvolvido, o que facilita a ocorrência de infecções. Porém, proteger demais os pequenos dos agentes externos não é a medida mais inteligente, pois dessa forma as defesas do organismo não são estimuladas.
Contato com sujeira estimula imunidade infantil
“Nos primeiros anos de vida, é importante as crianças brincarem ao ar livre, em contato com areia e terra, por exemplo, onde serão expostas a determinadas sujeiras que irão favorecer seu desenvolvimento imunológico. Isso ocorre porque o corpo da criança cria anticorpos como reação ao contato com esses antígenos (sujeira)”, informa a alergista e imunologista Cláudia Lobo César.
Segundo a especialista, outro fator importante nesse contexto é o fato do organismo possuir uma microbiota (germes que colonizam o intestino) que também ajuda na proteção contra as bactérias e vírus que entram no corpo. “Esses germes que as crianças adquirem brincando vão ajudar a colonizar o intestino delas, fortalecendo essa microbiota”, explica a médica.
Quando as crianças são muito protegidas e entram muito pouco em contato com a sujeira presente no mundo externo, elas não apenas deixam de criar resistência imunológica mas também correm maior risco de desenvolverem alergias. “Crianças muito protegidas podem desenvolver doenças alérgicas com mais facilidade, principalmente se geneticamente predispostas”, afirma a profissional.
Tratamento para fortalecer defesas dos pequenos
Mesmo assim, os pais podem lançar mão do tratamento de fortalecimento da imunidade, com uso de medicamentos específicos que estimulam as defesas dos pequenos, para diminuir ainda mais as chances de infecções de repetição. Garantir uma alimentação saudável, rica em nutrientes diversos, também é fundamental no cuidado da imunidade infantil.
Foto: Shutterstock