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    Como substâncias antioxidantes afetam a saúde das articulações?

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    As doenças reumáticas, de acordo com o Ministério da Saúde, afetam cerca de 15 milhões de brasileiros, provocando danos que estendem pelos ossos, cartilagens, articulações e músculos. Pessoas que desenvolvem alterações nas juntas, como nos casos de osteoartrite, frequentemente precisam lidar com quadro de inflamação e dor ao fazer tarefas diárias. Entenda como as substâncias antioxidantes podem prevenir a doença e melhorar a saúde das articulações.

    Substâncias antioxidantes podem frear a evolução de doenças articulares


    Segundo o reumatologista Ibsen Coimbra, ainda há muitos debates na comunidade científica sobre como as substâncias antioxidantes atuariam na saúde das articulações. Alguns estudos, no entanto, indicam que elas contribuem para a
    redução da dor e a recuperação de casos de doenças articulares

    “Encontram-se estudos que apontam que aqueles suplementos antioxidantes com mais evidências de benefício para o alívio da dor e função na osteoartrite do joelho são principalmente os baseados em curcumina e os derivados insaponificáveis do abacate e da soja. Boswellia e algumas ervas usadas na medicina ayurvédica e chinesa também podem ser úteis”, cita o especialista.

    Dr. Coimbra explica ainda que, em doenças como a osteoartrite, o estresse oxidativo – causado pelo excesso de radicais livres no corpo – provoca danos à cartilagem, principal tecido de proteção dos ossos, enquanto o quadro de inflamação crônica causa uma série de alterações graduais no sistema imunológico. “O resultado é uma diminuição na síntese de colágeno II, bem como sua destruição, com dano à cartilagem. Isso fornece a justificativa de que suprimir os seus níveis com os suplementos antioxidantes apropriados pode retardar o progresso da doença”, destaca o médico.

    Combater os radicais livres ajuda as articulações


    Ter uma alimentação diversificada e saudável, rica em vitaminas e minerais, é uma das melhores formas de combater a ação dos radicais livres, que promovem o envelhecimento e degeneração celular.
    A vitamina E é um poderoso antioxidante que também estimula a produção de colágeno, importante proteína presente nas articulações. Além da suplementação, a substância pode ser encontrada em alimentos como sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs e abacates. 

    A vitamina C é outro importante nutriente para a saúde das articulações. Ela também colabora para a formação do colágeno, tornando o tecido conjuntivo estável, flexível e resistente aos impactos do movimento do corpo. Ela pode ser encontrada em frutas e vegetais como laranja, acerola, limão, morango, manga, tomate, espinafre, agrião e brócolis.

     

    Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/33231-doencas-reumaticas-mal-que-atinge-todas-as-idades

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