A calvície (ou alopecia androgenética) é um problema caracterizado pela queda intensa de cabelo, podendo levar até mesmo à perda total dos fios. Trata-se de uma condição determinada geneticamente e que está . Apesar disso, é comum que algumas pessoas associem alguns hábitos, como dormir com os cabelos molhados, à calvície. Será que essa relação existe? Descubra!
Dormir com os cabelos molhados aumenta a queda capilar
Segundo a dermatologista Christiane Jaccoud, não há uma relação causal entre dormir com os cabelos molhados e um quadro de alopecia androgenética. Entretanto, a queda de cabelo pode piorar. “O hábito de dormir com cabelos molhados, assim como o uso de boné ou toucas, que abafam o local, pode favorecer o surgimento de dermatite seborreica, conhecida como caspa, e também de outros fungos que pioram a queda capilar, mas não necessariamente pioram o quadro de calvície”, explica a especialista.
De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC), a queda dos fios em pacientes com calvície está relacionada a um processo chamado de miniaturização e, por isso, fatores como dormir de cabelo molhado ou usar bonés não influenciariam o problema.
A calvície, na verdade, afeta o ciclo de crescimento capilar, tornando os fios mais curtos e frágeis. No entanto, certos fatores externos, como o estresse, o uso de medicamentos, algumas doenças e o excesso de oleosidade, também podem ser responsáveis pela perda acentuada dos fios.
Descubra como é feito o tratamento da calvície
O tratamento contra a calvície é feito com medicamentos prescritos por um médico, mas algumas medidas podem ser adotadas para evitar que o problema se agrave. É recomendado que o paciente evite dormir ou usar bonés e chapéus com os cabelos molhados, mantenha o couro cabeludo limpo e livre de caspa e tenha uma alimentação rica em vitaminas e minerais (como a biotina), nutrientes que fortalecem os fios.
Dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC): https://www.abcrc.com.br/calvicie-o-que-e-e-suas-causas/