AchèAchè
    search
    Título

    Infecções virais ou por fungos podem indicar uma baixa imunidade?

    Uncategorized

    Por

    As infecções fazem parte da vida humana desde antes das primeiras civilizações. A gripe é um exemplo comum, prontamente combatida pelo organismo quando o sistema imunológico funciona corretamente. No entanto, há casos em que isso não acontece: o corpo fica debilitado e apresenta sintomas. Será, então, que quadros de infecções virais ou infecções causadas por fungos podem ser sinais de que o corpo está com baixa imunidade?

    Baixa imunidade facilita infecções virais de repetição


    De acordo com a imunologista Ana Carolina da Matta, a resposta para esta pergunta é sim: “A baixa imunidade significa que o nosso corpo não produz os anticorpos ou componentes sanguíneos para combater as infecções, sejam elas causadas por fungos,
    vírus ou bactérias“.

    Se essas infecções forem graves ou afetarem o mesmo paciente repetidas vezes, com necessidade de internação, por exemplo, é preciso ficar atento: esses quadros podem indicar um caso de imunodeficiência. “A imunodeficiência primária, causada por alteração genética, é rara, mas pode aparecer desde o nascimento, durante a infância ou em pacientes adultos”, explica a médica.

    Como é o tratamento num paciente com problemas na imunidade?


    Quando um paciente com imunidade baixa desenvolve uma infecção, o tratamento é feito com medicações mais potentes, cujo objetivo é destruir o agente invasor, sejam bactérias, fungos ou vírus. “Já se o paciente for imunodeficiente, existem medicamentos para aumentar a imunidade, como as imunoglobulinas”, informa Dra. Ana Carolina.

    Além do tratamento medicamentoso, existem também medidas que podem ser adotadas no dia a dia e que ajudam a manter a imunidade em alta. Cuidar da higiene pessoal e da saúde mental, ter uma alimentação balanceada, beber bastante água e líquidos, dormir bem e praticar exercícios físicos são alguns exemplos. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes