A gravidez, segundo o Ministério da Saúde, é um dos fatores que mais favorece o surgimento de varizes, assim como a hereditariedade, o sobrepeso e o tabagismo. As veias se tornam varicosas quando há uma disfunção na circulação venosa, em geral, decorrente do mau funcionamento das válvulas responsáveis por bombear o sangue das pernas de volta para o coração. Como consequência, as veias ficam dilatadas e tortuosas e, em alguns casos, provocam dor e desconforto. Veja como prevenir as varizes na gravidez.
Uso de meias elásticas ajuda gestantes na prevenção da doença
“As grávidas podem se precaver de varizes de formas simples. Basta evitar o ganho exagerado de peso, manter atividade física compatível com o estado da gravidez, realizar acompanhamento médico, visitando regularmente um angiologista ou cirurgião vascular, e usar as meias de compressão elástica”, recomenda o angiologista Jayme Ramos.
De acordo com o médico, as varizes podem aumentar durante a gravidez devido às alterações hormonais que ocorrem neste período. Essas mudanças agem de forma direta e indireta nas veias, podendo provocar deformidades. “O útero expandido aumenta a pressão venosa nos membros inferiores, deixando os vasos também mais propensos a serem deformados. Outro fator é a diminuição de atividades físicas que ocorre em muitas pacientes gestantes, tanto por decisão médica quanto por opção da própria mulher”, explica o especialista.
Varizes são mais comuns nas pernas?
Embora seja menos comum, as varizes também podem aparecer em outras partes do corpo das gestantes e de qualquer outra pessoa, como a pelve, o abdômen, o tórax e o tubo digestivo. Em geral, elas são decorrentes de alguma doença que provoca o aumento da pressão venosa. No entanto, na maioria dos casos, é mais comum o surgimento das varizes nas pernas por causa do aumento da pressão dentro dos vasos gerado pela ação da gravidade.
Por isso, para prevenir as varizes, também é imprescindível manter a musculatura da perna bem fortalecida, principalmente na região da panturrilha, que é fundamental para o funcionamento da circulação dos membros inferiores. Esse fortalecimento pode ser feito por meio da musculação ou da caminhada, e até mesmo por meio de medidas simples, como preferir subir as escadas em vez de usar o elevador.
Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/34909-o-que-causam-as-varizes