AchèAchè
    search
    Título

    Como devemos cuidar da saúde dos lábios no inverno?

    Uncategorized

    Por

    As baixas temperaturas e a baixa umidade típicas do inverno podem prejudicar a pele, causando irritação e ressecamento. Com os lábios, parte do corpo bastante sensível, essa situação também ocorre. Confira alguns dos principais cuidados que devem ser adotados para preservar a saúde dos lábios no inverno. 

    Banhos quentes podem prejudicar a saúde dos lábios


    “No inverno, é natural que a pele e os
    lábios ressequem por causa da temperatura ambiental e do uso de água quente nos banhos mais demorados, que retira toda a barreira de proteção da pele”, afirma a dermatologista Marisa Fujimura. Como consequência, os lábios ficam secos e ásperos e, às vezes, a pele sofre devido à dermatite por ressecamento.

    Parte dos cuidados com a saúde dos lábios envolve atenção ao banho. “Devemos ter o cuidado de tomar banhos rápidos, com a temperatura da água não muito quente, aplicar hidratante após o banho para manter a barreira de proteção da pele e usar sabonetes com o pH próximo da pele, em torno de 4,5”, recomenda a especialista. 

    Lamber os lábios intensifica o ressecamento

     

    Segundo a médica, a desidratação dos lábios varia de acordo com a genética. Em alguns casos, medicações e doenças associadas também podem influenciar. Para driblar este problema, o ideal é usar protetor labial ao sair na rua, principalmente nos dias ensolarados, e aplicar manteiga de cacau ou de karité para hidratar os lábios

    Outro cuidado importante com a saúde dos lábios é evitar passar a língua sobre eles. “Isso não é higiênico e acaba ressecando e desidratando a mucosa labial, ficando com aspecto de ‘peles soltas’ que as pessoas retiram dos lábios. Geralmente, isso costuma ser um tique ou vício que a pessoa faz de forma inconsciente ou também pode ser uma descarga de ansiedade”, explica Dra. Marisa. 

    Foto: Getty Images

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes