AchèAchè
search
Título

Como a poluição do ar prejudica pacientes com asma e DPOC?

Asma e Bronquite
Sintomas

19 de outubro de 2023

Pacientes com alergias respiratórias, como asma e DPOC, tendem a sofrer mais que o normal com a poluição, tendo em vista que os agentes poluentes atuam como irritantes que prejudicam os quadros das doenças em questão. Essa irritação pode, aos poucos, resultar em crises no futuro, provocando, principalmente, falta de ar.   

Influência da poluição em quadros de alergias respiratórias


“Os poluentes são irritantes das vias aéreas, enquanto os alérgenos são desencadeadores das crises de alergias respiratórias.
Os poluentes também podem provocar um broncoespasmo (falta de ar, chiado e tosse) pela irritação, mas com os alérgenos o efeito é imediato”, informa o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli. 

O especialista cita alguns exemplos de agentes irritantes comuns no dia a dia, além da poluição genérica, como: fumaça de cigarro, ar condicionado e cheiro de óleo diesel. Como é muito difícil se livrar totalmente do contato com estes irritantes, aos poucos eles vão criando condições para que o paciente com alguma alergia respiratória venha a ter, futuramente, um broncoespasmo (crise). 

Alérgenos nos casos de asma e DPOC


Os alérgenos, por sua vez, são substâncias que provocam crises imediatas em pacientes com asmáticos ou com bronquite. Os corantes de bebidas e alimentos são exemplos clássicos de alérgenos. Já em relação aos alérgenos respiratórios, mais especificamente, podemos citar o mofo/bolor (ácaro); pelo de animais (gatos, cachorros, etc.) e odores fortes, como o de determinados perfumes, por exemplo”, complementa o médico.

Vale ressaltar que o paciente asmático ou com DPOC geralmente sabe a diferença entre irritantes e alérgenos, justamente pela diferença grande de impacto no sistema respiratório entre ambos. “Eu costumo dizer que é bom sempre perguntar ao paciente, antes de tudo, qual o alérgeno que ativa suas crises, pois ele quase sempre sabe, por sua própria vivência”, conclui o profissional.  

 

Foto: Getty Images

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que o asmático não deve usar medicação apenas para controlar as crises?

A asma é uma doença crônica que exige cuidados específicos contínuos, muitas vezes durante a vida inteira. O tratamento do quadro consiste no uso de medicações de manutenção, que devem ser utilizadas todos os dias, mesmo nos períodos sem sintomas, e medicações de crise, que devem ser usadas para aliviar os sintomas nos períodos de […]

Artigos
A infecção do coronavírus pode dificultar o tratamento da asma?

A infecção do novo coronavírus traz mais preocupação para os indivíduos que sofrem de alergias respiratórias, como asma e bronquite. Como estes já são mais propensos a ter crises de falta de ar, ter um vírus que compromete a função pulmonar só piora o quadro, mesmo que o paciente esteja com os sintomas controlados com […]

Artigos
Tratamento ajuda paranaense a voltar a controlar enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica grave que diminui a elasticidade dos pulmões e promove a destruição dos alvéolos pulmonares. Em geral, aparecem sintomas como tosse, respiração rápida e dificuldade para respirar. Como consequência, o paciente pode apresentar sensação de dor e cansaço.   Foi o que aconteceu com Ivone de A. H., […]

Converse com um dos nossos atendentes