search
    Título

    A poluição atmosférica pode, com o tempo, desencadear uma DPOC?

    Uncategorized

    Por

    A DPOC pode ser ocasionada por alguns fatores, sendo o contato com a poluição atmosférica um dos mais relevantes. Isso porque a poluição, assim como a fumaça inalada por fumantes ativos e passivos, contribui para a ocorrência de uma inflamação nos pulmões e nos brônquios. Com isso, os tecidos pulmonares são danificados, o que leva à dificuldade de respirar, um dos sintomas mais característicos do quadro.   

    Tempo de exposição à poluição atmosférica é determinante para que DPOC se manifeste


    “A poluição atmosférica pode ser um fator para desencadear a DPOC com o tempo. Isso ocorre, geralmente, pela ação de substâncias que provocam um
    processo inflamatório crônico dos brônquios. A manifestação do quadro depende do tempo de exposição, mas é claro que pode acontecer. Ainda não se sabe ao certo o tempo necessário em contato com a poluição para que a DPOC apareça, mas sem dúvidas esse contato tem potencial para desencadear a doença”, afirma o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli.
    Segundo o especialista, a ação da fumaça e poluição ao longo do tempo no organismo contribuindo para o desenvolvimento da DPOC pode ser observada no caso das pessoas que cozinharam muito tempo em fogão a lenha – a maioria mulheres. “O fogão a lenha é uma biomassa que pode ocasionar uma DPOC com o tempo e com uma certa gravidade. Da mesma forma, várias condições de poluição atmosférica também podem desencadear a DPOC com o tempo”, explica o médico.

    Tratamento e prevenção contra DPOC


    Tendo em vista o impacto da poluição e da fumaça na saúde pulmonar e respiratória pelo risco de DPOC, fica evidente a necessidade de evitar o contato com esses fatores que comprometem os pulmões. “O mais importante de tudo é afastar a possibilidade de entrar em contato com os poluentes que podem desencadear esse processo”, alerta o Dr. Martinelli.

    Além de se afastar do cigarro e da poluição, na medida do possível, é essencial adotar o tratamento medicamentoso, caso a DPOC já tenha sido diagnosticada. Os remédios recomendados ajudam a controlar os sintomas, a inflamação dos brônquios e o quadro como um todo. Como a doença é crônica, ou seja, pode durar por anos ou pela vida toda, é bem provável que o uso dos medicamentos tenha que ser contínuo.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes