AchèAchè
    search
    Título

    Como a osteoartrite pode prejudicar a movimentação do corpo?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite é uma doença reumatológica que afeta as articulações, causando inflamação e desgaste das cartilagens. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a evolução do quadro é lenta e seus efeitos na movimentação do corpo são sentidos com o passar dos anos. Pessoas com até 40 anos não costumam apresentar sintomas, mas a doença tende a ser mais frequente e mais grave após os 60 anos de idade. Entenda como a osteoartrite pode prejudicar a movimentação do corpo.

    Entenda a relação entre as cartilagens das articulações e a movimentação do corpo

    As cartilagens são estruturas de proteção presentes em volta das juntas. Caso não existissem, um osso se chocaria com o outro durante a realização de simples movimentos, como levantar os braços e se abaixar. Em pacientes com osteoartrite, a deterioração das cartilagens compromete sua capacidade de absorver os impactos provocados durante a movimentação. 
    “Em pacientes com osteoartrite, o desgaste da cartilagem articular acaba levando a um desalinhamento da articulação e a uma redução do espaço entre as duas superfícies ósseas, sobrecarregando e inflamando tendões, o que causa dor, instabilidade e limita a movimentação. No longo prazo, a deformidade articular pode determinar até mesmo uma perda funcional permanente da articulação”, explica o reumatologista Izaias Junior.

    O desgaste da cartilagem articular pode causar dores

    Nos casos em que há dor, os sintomas costumam aparecer com baixa intensidade e vão se intensificando de acordo com a evolução da osteoartrite. É comum que as dores aumentem durante o movimento do corpo e aliviem com o repouso. Já a rigidez ou a diminuição da mobilidade articular surgem assim que a pessoa começa a se movimentar e tendem a desaparecer ao longo da movimentação. 
    Nos quadros graves de osteoartrite, as sequelas, as dores e a rigidez podem prejudicar profundamente a qualidade de vida do paciente. De acordo com a SBR, a osteoartrite é uma das principais responsáveis pelos afastamentos de trabalho e aparece em quarto lugar no ranking de casos de aposentadorias provocadas por doenças. Para evitar essas complicações, é recomendado procurar um médico assim que notar os primeiros sinais.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/
    Foto: Getty Images

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes