AchèAchè
search
Título

Comer muito chocolate pode provocar gases intestinais?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

19 de outubro de 2023

Apesar de ser adorado pela maioria das pessoas, o chocolate é um alimento que pode contribuir para a formação de gases intestinais, especialmente quando consumido em excesso. Sendo assim, pode haver indicação para que seu consumo seja limitado ou até mesmo evitado, caso a quantidade de gases produzidos traga complicações.

Gases produzidos pelo consumo de chocolate podem gerar desconforto


O excesso de gases gerado por alimentos como o chocolate resulta em um acúmulo no intestino que tende a trazer
desconforto, dor e inchaço abdominais. Consumir chocolate moderadamente pode ajudar a evitar os sintomas, mas dependendo do grau de sensibilidade da pessoa, uma ingestão mínima pode ser suficiente para que esses inconvenientes se façam presentes.
O consumo excessivo de chocolate pode provocar gases intestinais devido à fermentação de carboidratos (frutoses) presentes no alimento. A produção de gases é proporcional à quantidade de chocolate ingerida, ou seja, quanto maior o consumo, maior a probabilidade de formar mais gases”, explica o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Relação entre chocolate e gases intestinais


O efeito do chocolate em termos de produção de gases intestinais tende a variar entre as pessoas, o que significa que algumas podem ter problemas ao ingerirem uma quantidade maior do alimento, enquanto outras podem não apresentar alteração alguma. Independentemente disso, é indicado não exagerar, pois todo excesso aumenta as chances de problemas.  

A relação da alimentação com a produção de gases é tão intensa, que a ingestão de chocolate e outras comidas que geram o mesmo efeito por mulheres que estão amamentando pode provocar cólicas em seus bebês. Além do chocolate, recomenda-se que as mulheres nesta condição evitem também couve, repolho, feijão e refrigerantes.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Como funciona o processo de digestão da lactose?

A digestão é um processo complexo que começa já na mastigação dos alimentos e envolve vários órgãos. Em linhas gerais, o objetivo é quebrar os alimentos em componentes cada vez menores, facilitando a absorção pelo organismo que usa os nutrientes para se manter. Para algumas pessoas, no entanto, alguns alimentos podem se tornar um inconveniente […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Converse com um dos nossos atendentes