Cobre e selênio são dois minerais importantes para diversas funcionalidades do organismo em todas as fases da vida. Durante a infância, em especial, ajudam no crescimento e desenvolvimento. Cada um possui benefícios próprios, sendo que alguns são comuns aos dois. O fortalecimento da imunidade é um exemplo.
Como o desenvolvimento do sistema imunológico é marcante nos primeiros anos de vida, a boa oferta desses minerais nesta fase é extremamente importante para o crescimento saudável das crianças.
Benefício de cobre e selênio e riscos com a ausência de minerais na infância
“O cobre é importantíssimo para a produção de glóbulos vermelhos, produção de colágeno na pele e para a saúde óssea, além de ser ativador do sistema imunológico. O selênio é fundamental tanto no combate aos radicais livres, quanto para a saúde da tireoide e conversão de hormônios tireoidianos. Cobre e selênio participam de várias reações enzimáticas e são antioxidantes importantes”, aponta a nutricionista Carla Cotta.
Segundo a especialista, no desenvolvimento infantil, mesmo em quantidades pequenas, estes minerais, assim como outros (zinco, sódio, potássio), são fundamentais em diversos processos, como o desenvolvimento dos órgãos, saúde da tireoide e ossos. Sem eles, há o risco de doenças carenciais, como anemia, alterações ósseas e musculares, além de dificuldade de eliminação de toxinas.
Suplementação de cobre e selênio pode ser indicada
Na alimentação, o cobre normalmente é encontrado em carnes, crustáceos, legumes e grãos, e o selênio em frutos do mar, leite, queijo e carnes. Caso não sejam adquiridos suficientemente por meio das refeições, a suplementação é sempre uma opção. No caso dos bebês e crianças, que podem ter alimentação carente de todas essas fontes, a suplementação pode ser ainda mais importante. Converse com o pediatra de sua confiança, que vai apontar o melhor curso para o desenvolvimento saudável da criança.
Foto: Shutterstock