A osteoporose é um problema que afeta principalmente as mulheres idosas. Ela é considerada uma doença silenciosa, ou seja, geralmente, apresenta sintomas somente na fase de fraturas ósseas. Fazer o tratamento corretamente é muito importante para que os pacientes com osteoporose evitem essas complicações e, neste caso, a alimentação assume uma função vital.
Alimentos que devem ser evitados por pacientes com osteoporose
“É necessário saber o que evitar na alimentação para não piorar a osteoporose”, explica o ortopedista Fábio Segall. O médico cita como alimentos que devem ser evitados:
- Excesso de sal e sódio;
- Excesso de gordura;
- Bebidas alcoólicas;
- Alimentos industrializados;
- Cafeína;
- Refrigerantes;
- Feijão;
- Farelo de trigo;
- Chocolates.
Os refrigerantes devem ser evitados porque aumentam a eliminação de cálcio pelo organismo (aspecto que é combatido pelo tratamento da osteoporose), devido à alta quantidade de fósforo em sua composição. Já os alimentos ricos em gordura acabam dificultando a absorção do cálcio ingerido.
Alimentos indicados para prevenir osteoporose
O médico explica que a alimentação saudável deve ser estimulada desde a infância para auxiliar na prevenção da osteoporose, com destaque ao leite e seus derivados: “É nessa fase que começa a se formar a densidade óssea que teremos na vida adulta. Também importantes para a formação dos ossos são a vitamina D e o magnésio, substâncias que ajudam na absorção do cálcio”.
Além do leite, existem outros alimentos interessantes para quem deseja controlar ou evitar a osteoporose. O Dr. Segall indica:
- Frutas cítricas;
- Leite;
- Peixes;
- Óleo de fígado de bacalhau;
- Fígado de galinha;
- Ovos;
- Brócolis;
- Couve;
- Amêndoas;
- Sardinha;
- Gergelim;
- Grão de bico;
- Linhaça.
É importante manter o acompanhamento médico para tratamento e indicações adequadas.