A asma é uma doença que provoca a inflamação das vias que levam ar para os pulmões e que, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), atinge cerca de 20 milhões de pessoas no país. A tosse é um dos sintomas mais frequentes da doença e pode se manifestar durante a madrugada, muitas vezes de forma tão intensa a ponto de fazer o paciente acordar tossindo. Será que isso é normal? Confira!
Acordar tossindo é sinal de problemas no tratamento da asma
De acordo com o pneumologista Mauro Gomes, não é normal acordar no meio da noite por causa da tosse. “Nessas circunstâncias, é preciso investigar a causa da tosse e, caso o sintoma esteja relacionado mesmo com a asma, indica falta de controle da doença e o tratamento precisa ser revisto”, afirma o médico. 
Assim que notar o problema, é fundamental procurar um especialista para reavaliar as medidas do tratamento. O profissional poderá alterar a dosagem da medicação, substituí-las e ainda indicar outras abordagens capazes de evitar a tosse e os outros sintomas da asma, como a falta de ar, o chiado e o aperto no peito.
Cuidados com a casa podem ajudar no controle da asma
Além disso, é preciso manter certos cuidados com a limpeza da casa para o paciente não acordar tossindo. “É importante que a pessoa que tem asma identifique quais são aqueles fatores que desencadeiam crises, se é o contato com a poeira ou com a fumaça. Ela precisa manter a casa sempre bem arejada e evitar fazer limpeza com vassouras para o pó não subir demais”, recomenda Dr. Gomes. 
Em alguns casos, o contato com animais domésticos, como cães e gatos, também pode ser um fator desencadeante de crises de asma durante a madrugada. “Esses animais possuem elementos que irritam os brônquios e provocam crises. Se você tiver um animal de estimação, deve evitar que ele durma dentro do quarto e que suba na cama, no sofá e no travesseiro”, aconselha o pneumologista.
Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/



