A osteoartrite é uma doença degenerativa crônica que resulta no desgaste da cartilagem que reveste as articulações, o que coloca em risco a integridade dos ossos e prejudica a mobilidade do paciente. Seu avanço é gradativo e não há cura, mas é possível controlar a doença com tratamento e medicamentos adequados.
Um exemplo de tratamento de sucesso da osteoartrite é o da ex-secretária executiva e hoje aposentada Ivelyze C., de 60 anos, que vive em Saquarema (RJ). “Antes do tratamento eu sentia muitas limitações devido às fortes dores. Tinha dificuldade para andar e não conseguia usar sapatos de salto alto, que eram necessários na minha profissão. Depois que iniciei com o remédio que tomo hoje em dia, tudo mudou”, afirma.
Lesão e cirurgia no joelho influenciam no surgimento de osteoartrite
Além da doença, ela sofreu uma lesão no joelho esquerdo em função de uma torção, o que a obrigou a fazer uma cirurgia em que perdeu todo o menisco, o que ajuda a explicar o quadro de osteoartrite. “Uma lesão traumática, por exemplo, uma torção do joelho durante uma partida de futebol, pode causar a ruptura do menisco e do ligamento que, se não for tratada, pode evoluir para a osteoartrite”, explica o ortopedista Túlio Pereira.
Ivelyze conta que, após a cirurgia, ela usou por quase dois anos uma medicação que não trouxe o resultado desejado. Ela ainda apresentava dores e estava constantemente com o joelho inchado, mesmo sem praticar atividades físicas. “Quando mudei para o remédio que tomo atualmente, há cerca de 11 anos, é que as coisas começaram a melhorar de fato. Pude retornar a todas as minhas atividades profissionais e pessoais em curto espaço de tempo, com bastante qualidade e tranquilidade”, diz a aposentada.
Sucesso do tratamento ajuda na adesão de pessoas próximas
Diante dos resultados positivos de Ivelyze, outras pessoas próximas a ela, que também sofriam do mesmo problema, buscaram tratamento. “Minha mãe de 82 anos também está fazendo uso do mesmo remédio para retardar a osteoartrite e as dores que ela provoca com bastante sucesso há uns 2 anos, assim como algumas amigas”, completa.
Foto: Shutterstock