AchèAchè
    search
    Título

    Aneurisma: saiba mais sobre essa complicação da pressão alta

    Hipertensão
    Sintomas

    Por

    É importante que quem tem hipertensão siga o tratamento corretamente, fazendo uso dos medicamentos indicados pelo médico, se alimentando bem e praticando exercícios físicos, para evitar o surgimento de alguma complicação da pressão alta. O aneurisma é uma dessas complicações, como explica a cardiologista Bruna Baptistini. Confira!

    Conheça as causas e os sintomas do aneurisma


    “O aneurisma é a dilatação anormal de uma artéria do corpo causada pelo enfraquecimento das paredes do vaso, podendo ocorrer principalmente no cérebro e na
    artéria aorta”, afirma a médica. O aneurisma pode permanecer sem complicações durante toda a vida, mas também pode se romper e causar hemorragia, acidente vascular cerebral (AVC) ou levar à morte. 

    De acordo com a especialista, os aneurismas costumam causar sintomas somente quando se rompem. “Nesses casos, os sintomas variam conforme a localização, mas pensando nos mais comuns, são semelhantes aos de um acidente vascular cerebral e infarto: dor no peito, costas ou abdômen, tontura, desmaio, sensação de pressão baixa, náusea e vômito”, informa a médica. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, a intensidade dos sintomas está ligada ao tamanho e à extensão do sangramento. 

    Tabagismo é fator de risco para aneurisma


    O aneurisma não surge apenas como complicação da
    pressão alta descontrolada. Existem outros fatores envolvidos. “Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver ou agravar um aneurisma, como tabagismo, colesterol elevado, uso de drogas ilícitas, alcoolismo e histórico familiar de aneurisma. Portanto, para evitá-lo deve-se controlar esses fatores de risco e fazer uma avaliação preventiva em quem tem histórico familiar”, defende a médica.

    Já o tratamento varia: um especialista pode indicar apenas a observação do aneurisma ou até mesmo uma cirurgia de emergência. A escolha depende da localização, do tamanho e da condição do aneurisma. “Aneurismas pequenos geralmente são apenas monitorados regularmente. Já os de maior tamanho necessitam de uma maior atenção, sendo recomendada a cirurgia ou a colocação de prótese endovascular”, finaliza Dra. Bruna.

     

    Dados da Biblioteca Virtual em Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/aneurisma/ 

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes