AchèAchè
search
Título

Alzheimer é genético? Você deve se preocupar com o risco de desenvolver a doença?

Alzheimer
Sintomas

Por Dr. Ricardo Komatsu

19 de outubro de 2023

O Alzheimer é uma doença influenciada, em parte, pela carga genética, o que significa que se você possui casos na família, pode ter um risco maior de desenvolvê-la. Contudo, não há como controlar esse fator, então a prevenção e tratamento devem ser feitos em cima dos fatores ambientais, que também influenciam no desenvolvimento e manifestação da doença.

Alzheimer é hereditário: veja como esse fator influencia o quadro

“Apesar da questão genética associada ao Alzheimer, é importante enfatizar que os exames genéticos são recomendados apenas no âmbito de pesquisa, já que não modificam o início ou curso da doença. Portanto, na prática clínica, o foco é o combate aos fatores de risco que podem ser modificados”, aponta o geriatra Ricardo Komatsu.

O médico explica que o principal fator de risco genético para que você venha a desenvolver Alzheimer é a apolipoproteína E4 (APOE4). “Essa substância interfere com a remoção da proteína beta-amilóide (Aß) do cérebro e também é processada em fragmentos neurotóxicos, o que pode afetar várias gerações em uma mesma família”, afirma.

Importância de combater os fatores de risco modificáveis do Alzheimer

Conforme aponta o especialista, os principais fatores de risco modificáveis da doença de Alzheimer são: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo e inatividade intelectual, depressão, tabagismo, baixa escolaridade, e alimentação quantitativa e qualitativamente insatisfatória. “De acordo com o estudo de Rotterdam, a eliminação desses fatores de risco levaria à uma redução de 30% na incidência de demência”.
Para obter isso,  é importante que você adote hábitos de vida saudáveis. Quanto mais cedo isso for iniciado, melhor. Prática regular de exercícios físicos, dieta balanceada, se manter socialmente e intelectualmente ativo e ter o sono bem regulado são algumas medidas importantes nesse sentido.    
Foto: Pixabay

Newsletter
Tags
alzheimer
genética
saúde mental
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Alzheimer e Natal: como fazer uma reunião em família prazerosa para um paciente?

Para muitas pessoas, o Natal e o Réveillon são momentos especiais, em que é possível reencontrar a família, celebrar os dias que passaram e fazer planos para o ano seguinte. No entanto, quem tem familiares com a doença de Alzheimer deve tomar alguns cuidados, já que as comemorações de fim de ano podem provocar transtornos ao […]

Artigos
Um paciente com doença de Alzheimer não consegue recuperar a memória?

O tratamento da doença de Alzheimer que existe hoje não é capaz de reverter os danos já feitos, ou seja, não consegue recuperar a memória perdida. Contudo, ele possibilita que o processo degenerativo da memória seja retardado ou até mesmo estabilizado, o que permite que o paciente consiga, a partir daí, evoluir com melhor qualidade […]

Artigos
Doença de Alzheimer: Como funciona o armazenamento de memórias do cérebro?

A doença de Alzheimer compromete as regiões cerebrais responsáveis pelo armazenamento da memória e, por isso, o esquecimento é seu sintoma mais marcante. No cérebro, há mais de uma área para armazenar tipos específicos de memória e todas podem eventualmente ser degradadas com o avanço da doença. Portanto, começar o tratamento no início do quadro é fundamental. Comprometimento da […]

Converse com um dos nossos atendentes