AchèAchè
search
Título

Adolescentes também podem desenvolver osteoporose?

Doenças dos Ossos
Sintomas

19 de outubro de 2023

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, fazendo com que fiquem porosos e frágeis e aumentando a chance de fraturas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o envelhecimento é um dos fatores que mais influenciam e favorecem o surgimento do problema. Mas, será que pessoas mais jovens, como os adolescentes, também podem desenvolver um quadro de osteoporose? Descubra!

A osteoporose em adolescentes pode ser efeito de outras doenças


“Apesar de não ser comum, crianças e adolescentes podem desenvolver osteoporose. Nesses casos, o problema ocorre devido a alguma outra doença coexistente ou aos efeitos colaterais do uso de medicações,
o que chamamos de osteoporose secundária. Normalmente, estas doenças causam redução da absorção de vitamina D e de cálcio, além da eliminação anormal de fósforo”, explica a reumatologista Luiza Dalpiero.
É comum que a osteoporose secundária ocorra devido a doenças nutricionais, como a intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca e intolerância ao glúten. Ela também pode estar associada a doenças reumatológicas e doenças endócrinas.

Doenças genéticas podem provocar osteoporose primária em adolescentes


De forma mais rara, jovens também podem desenvolver um quadro de osteoporose primária
provocado por uma condição genética. “Nesses casos, o próprio mecanismo da doença, ou seja, o defeito genético, causa a má formação ou a falha na renovação óssea, levando à osteoporose. Os principais exemplos de osteoporose primária são a osteogênese imperfeita e osteoporose idiopática juvenil”, informa a especialista.
Na osteogênese imperfeita, as manifestações clínicas estão presentes desde o nascimento e a doença provoca fraturas que causam perdas importantes na estatura. “Já a osteoporose juvenil idiopática costuma surgir na pré-adolescência ou na adolescência e a perda da massa óssea pode durar de quatro a seis anos, levando ao aparecimento de fraturas”, complementa a médica.
Como até a fase adulta, por volta dos 20 anos, o esqueleto humano ainda está em formação, é muito importante que as medidas de prevenção contra a osteoporose sejam tomadas logo na infância. O Ministério da Saúde recomenda manter uma dieta equilibrada e com alto consumo de cálcio, evitando refrigerantes e café e priorizando folhas verde-escuras, como couve e espinafre. É necessário também garantir bons níveis de vitamina D por meio da exposição segura ao sol e praticar exercícios físicos em todas as fases da vida.
 
Dados do Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2106-osteoporose
Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoporose/

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes