search
    Título

    A vitamina E pode aliviar dores nas mamas?

    Cuidados e Bem-estar
    Suplementos

    Por Dr. Paulo Lucena

    1 de novembro de 2017

    A vitamina E é um nutriente encontrado em alimentos como óleos vegetais, abacate, amendoim e gérmen do trigo e que exerce diversas funções no organismo, como ajudar a proteger o corpo dos radicais livres com sua atividade antioxidante. E por ser um antioxidante, a substância também pode ser utilizada para aliviar dores nas mamas, sintoma chamado de mastalgia.

     

    Dor na mama pode ser resultado de mudanças hormonais

     


    A vitamina E, por meio de sua ação antioxidante, facilita o processo de redução do estradiol e também age facilitando a absorção e utilização da vitamina A”, afirma o ginecologista e obstetra André Leon Nahmias. O estradiol é um hormônio que, em grandes quantidades, está associado ao surgimento de tumores e aumenta o risco de desenvolver câncer de mama.
    Segundo o mastologista Paulo Lucena, há dois tipos de dores mamárias. “A mastalgia cíclica diz respeito às pacientes que sentem sintomas como ingurgitamento mamário e desconforto pré-menstrual e guarda relação com fatores hormonais e ocorrem geralmente no período fértil. A mastalgia acíclica diz respeito a uma série de condições que podem causar dor, como mastite, traumas, nódulos e tromboflebite”, afirma o profissional.

     

    Displasia mamária provoca dores nas mamas

     


    As dores nas mamas são ainda o principal sintoma da
    displasia mamária, também chamada pela sigla AFBM, que significa alterações funcionais benignas da mama. O problema é caracterizado por mudanças nos tecidos das mamas que surgem no período menstrual ou durante a gravidez e a amamentação.
    É um problema bastante comum entre as mulheres e pode provocar também sensibilidade nos seios e o aparecimento de nódulos. A vitamina E pode ser indicada quando os sintomas são mais leves e, em outros casos, um especialista pode recomendar o uso de medicações específicas e a realização de massagens na área das mamas. Lucena afirma ainda que pacientes com mastalgia cíclica devem evitar café e alimentos com muita gordura.

     

     

     

    Foto: Pixabay

    Newsletter
    Tags
    displasia mamária
    dores nas mamas
    mudanças hormonais
    vitamina E
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes