A TPM, sigla da tensão pré-menstrual, é utilizada para se referir ao período anterior à menstruação, em que muitas mudanças ocorrem no corpo das mulheres. Segundo o ginecologista Jefferson Delfino, essa época deveria receber o nome de Síndrome Pré-Menstrual, nomenclatura mais adequada já que síndrome quer dizer conjunto de sinais – saiba como a vitamina E pode auxiliar no combate dos sintomas.
Entenda o que causa a TPM
“A chamada TPM se caracteriza por uma série de alterações cíclicas que ocorrem nas proximidades da menstruação e melhoram com sua chegada”, afirma o médico. Entre as mudanças estão alterações de humor, dores de cabeça e sensação de inchaço, além de outros sintomas que variam de intensidade de acordo com cada organismo.
Outra sensação que pode estar presente durante o período da TPM são as dores nas mamas. “As mulheres podem ter desconforto mamário nos períodos próximos e durante a menstruação. As causas são as modificações hormonais que determinam a menstruação e estão muito relacionadas à ação da progesterona”, explica o profissional.
Alterações hormonais podem causar dores nas mamas
Segundo Delfino, as mudanças hormonais promovem inchaço das mamas que, por sua vez, causam a dor. Entretanto, o sintoma não é exclusivo da TPM e deve ser investigado por um médico. Depois de afastar a possibilidade de outro problema, o tratamento mais adequado é a colocação de bolsas de gelo ou compressas frias para minimizar o desconforto.
Modificações no comportamento alimentar e prática de atividades físicas podem ajudar o tratamento médico proposto a aliviar os sintomas desse período. Mas, é fundamental procurar um especialista para estudar as alterações causadas pelo ciclo menstrual e analisar suas possíveis implicações no organismo. Sintomas caracterizados como típicos da TPM podem ter uma outra causa séria, como a endometriose, e precisam ser investigados a fundo.
Foto: Shutterstock