A rigidez nas articulações está diretamente associada à osteoartrite, doença esta que consiste no desgaste da cartilagem que se localiza nas extremidades dos ossos, com consequente comprometimento dos mesmos. Ou seja, o paciente, além de sofrer com aumento do risco de fragilização dos ossos e dor osteoarticular, precisa ainda lidar com limitação de movimentos gerados pela rigidez articular.
Particularidades da rigidez nas articulações
“A rigidez articular é a sensação de que o movimento articular está limitado ou difícil. Algumas pessoas que sentem rigidez articular conseguem movimentar as articulações em sua total amplitude, porém é possível que esse movimento exija do paciente mais força que o normal”, informa a reumatologista Mariana Alves Ferreira.
Ainda segundo a especialista, a rigidez articular geralmente ocorre ou é pior imediatamente após acordar ou depois de um repouso prolongado. Para que este e outros sintomas ligados à osteoartrite sejam controlados, bem como o quadro em si, Mariana recomenda ao paciente investir em uma rotina de atividades físicas.
Tratamento contra osteoartrite
“A melhora da rigidez articular na osteoartrite ocorre através do fortalecimento muscular, exercícios de movimento/flexibilidade, controle de peso (portanto, ter uma alimentação saudável também é necessário) e medicações para o controle da evolução da osteoartrite”, afirma a médica reumatologista.
Como a osteoartrite é uma doença crônica, sem cura, seguir o tratamento a longo prazo regradamente é a melhor maneira de aumentar as chances de ter uma qualidade de vida boa. O uso de medicamento específico é a medida central do tratamento, pois esta é uma das principais formas do paciente conseguir regenerar a cartilagem já comprometida pelo problema.
Foto: Shutterstock