AchèAchè
    search
    Título

    A osteoartrite é a única doença que atinge as articulações?

    Uncategorized

    Por

    A osteoartrite é apenas uma das doenças que afetam as articulações. Outros quadros também comprometem tais estruturas, como artrite reumatóide e gota, por exemplo. Por mais que a dor articular, presente nesses casos, seja um dos sintoma mais relevante em todos, há características específicas que os diferenciam.  

    “Existem diversas doenças que acometem as articulações. A mais comumente confundida com osteoartrite é a artrite reumatoide. Porém, há diferenças na apresentação clínica que nos ajudam a diferenciá-las. Outras doenças que comprometem as articulações são: gota, artrite infecciosa (viral, bacteriana), artrite associada à psoríase, a doenças intestinais ou doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras”, informa o reumatologista Sérgio Nunes. 

    Principais diferenças entre osteoartrite e artrite reumatóide


    Conforme explica o médico, na osteoartrite a dor melhora com repouso e piora com movimento,
    podendo haver uma leve rigidez articular pela manhã, com duração inferior a 30 minutos. Outra característica é o aparecimento de estalos e sensação de falseio na articulação acometida. “A osteoartrite acomete, geralmente, de uma a quatro articulações, tendo maior prevalência em joelhos, quadris e dedos das mãos”, afirma Nunes.

    Já na artrite reumatóide, a dor piora no repouso, principalmente à noite (mas com melhora na movimentação). Ocorre rigidez pela manhã que ultrapassa uma hora de duração. Nas duas condições as articulações podem inchar. “A artrite reumatóide acomete frequentemente mais que cinco articulações, tendo maior prevalência nos dedos das mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, tornozelos e pés”, complementa o profissional.

    Tratamento medicamentoso


    Todos os quadros citados exigem tratamento contínuo para controle dos sintomas, então buscar orientação médica é fundamental para
    definir os cuidados mais adequados para cada situação. No caso da osteoartrite, especificamente, o tratamento medicamentoso é necessário, pois só com ele é possível desacelerar o processo de desgaste da cartilagem que compromete articulações e ossos. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes