AchèAchè
search
Título

A musculação pode ajudar a manter os níveis de pressão arterial sob controle?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que os pacientes hipertensos não deveriam fazer musculação para evitar o risco de piorar a doença. Hoje, sabe-se que a atividade pode ajudar na estabilização da pressão arterial. No entanto, como a hipertensão não é uma doença simples, é preciso tomar alguns cuidados antes de iniciar os exercícios propostos pelo preparador físico.

Musculação auxilia no controle da pressão arterial

Os exercícios resistidos, ou seja, aqueles que buscam melhorar a força e a resistência muscular, diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra, grupo em que a musculação está inserida, são importantes para o tratamento da hipertensão, ajudando a reduzir a pressão arterial e a mantê-la controlada. Para isso, devem ser praticados regularmente e com supervisão de um profissional capacitado.
Entretanto, “a musculação tem menor efeito no controle pressórico que os exercícios aeróbicos, segundo alguns poucos estudos”, afirma a cardiologista Caroline Nagano. “A musculação tem resultados melhores nos pacientes pré-hipertensos do que naqueles já hipertensos”, complementa a especialista.

Esteira e natação podem ser combinadas à musculação

Apesar de a musculação ajudar a manter a pressão arterial sob controle, a prática só deverá ser iniciada se a hipertensão já estiver controlada. “Pacientes com níveis de pressão acima de 180x110mmHg não deverão iniciar os exercícios. Pessoas com lesões ortopédicas prévias também deverão ter cuidado para não agravar as lesões com os exercícios”, explica a médica.
Uma boa opção para o tratamento da pressão alta é combinar a musculação com a prática de outras atividades físicas. A cardiologista recomenda os exercícios aeróbicos, como natação, corrida e tênis, e na academia, esteira, bicicleta e transport, um equipamento que simula movimentos parecidos com a esteira e ajuda a perder peso sem causar tanto impacto nos joelhos.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes