AchèAchè
search
Título

A falta de tratamento para uma parasitose intestinal pode ser perigosa?

Saúde Gastrointestinal

Por Dr. Leandro Minozzo

19 de outubro de 2023

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), as parasitoses intestinais são as doenças mais comuns do mundo, afetando aproximadamente 25% da população mundial. Os sintomas de diarreia, vômito e dor abdominal muitas vezes não são levados a sério e, por isso, nem sempre a ajuda médica é buscada de imediato. Entenda abaixo quais são os perigos de não tratar uma parasitose intestinal.
Diversas são as parasitoses e a falta de tratamento pode ser perigosa. A pessoa pode ficar desnutrida, anêmica, sem energia, ter dores abdominais, diarreia e, em casos extremos, obstrução intestinal e até uma infestação por todo o organismo”, alerta a gastroenterologista Marta Deguti.

Tratamento precoce evita maiores complicações 


Os sintomas de um quadro de parasitose intestinal são pouco específicos. Por isso, é fundamental buscar auxílio médico assim que perceber os primeiros sinais. Dessa forma, o paciente pode receber o diagnóstico o quanto antes para, em seguida, começar o tratamento, evitando complicações mais graves, como anemia. 

As parasitoses mais comuns são amebíase, giardíase, ascaridíase, ancilostomíase, mais conhecida como amarelão, enterobíase e teníase. Em todos os casos, a transmissão tem relação direta com as condições sanitárias e de higiene em que a pessoa está inserida, já que o contágio acontece pelo contato com terra, alimentos ou água contaminados. 

Como prevenir e tratar uma parasitose intestinal


Para evitar essas infecções, a
SBMFC recomenda adotar algumas medidas de prevenção, como lavar bem os alimentos com água potável, cozinhar ou assar bem carnes e alimentos que apresentam risco de contaminação, ferver e filtrar a água, lavar as mãos antes de comer, andar sempre calçado e evitar contato com terra ou lama que possam estar contaminadas. 
Segundo a médica, o tratamento pode variar de acordo com o tipo de parasitose e com o grau de comprometimento da saúde do paciente. “Cada pessoa deve ser aconselhada individualmente pelo seu médico. Existem medicamentos antiparasitários bastante eficientes e seguros para tratar, às vezes, em até uma única dose e outros em poucos dias”, explica a especialista.

Dados da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC):
https://www.sbmfc.org.br/parasitoses-intestinais/

Newsletter
Tags
fraturas ósseas
osteoporose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que o banheiro pode ser uma área da casa perigosa para quem tem osteoporose?

Quem tem osteoporose precisa ter alguns cuidados para evitar quedas e traumas capazes de fraturar os ossos. E esses cuidados devem ser tomados até mesmo dentro de casa, já que boa parte dos acidentes que provocam as fraturas ósseas acontece na própria residência. O banheiro é uma das áreas mais perigosas para quem tem osteoporose. Veja o por […]

Artigos
Existem alimentos que pacientes com osteoporose devem evitar?

A osteoporose é um problema que afeta principalmente as mulheres idosas. Ela é considerada uma doença silenciosa, ou seja, geralmente, apresenta sintomas somente na fase de fraturas ósseas. Fazer o tratamento corretamente é muito importante para que os pacientes com osteoporose evitem essas complicações e, neste caso, a alimentação assume uma função vital. Pacientes com osteoporose devem […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes