AchèAchè
    search
    Título

    A falta de hidratação pode deixar as unhas frágeis?

    Uncategorized

    Por

    Quando estão saudáveis e bem cuidadas, as unhas são firmes e resistentes, graças à presença de queratina na sua composição. No entanto, alguns fatores podem levar ao desenvolvimento da síndrome das unhas frágeis, uma condição que enfraquece toda a estrutura ungueal e facilita sua quebra. Será que a falta de hidratação é um desses fatores? 

    Falta de hidratação pode favorecer síndrome das unhas frágeis 


    Segundo a dermatologista Gabriele Vilela, a falta de hidratação pode deixar as unhas frágeis. Isso acontece porque a falta de água prejudica a ação da queratina. A médica destaca ainda outros fatores: “As cutículas podem ficar ressecadas quando o ar está seco e, quando isso se soma à maior sensibilidade da pele na região, as unhas podem ficar mais frágeis”. 

    Por outro lado, a especialista alerta que o excesso de contato com água e umidade também pode prejudicar a saúde das unhas. A regra também vale para produtos de limpeza. O ideal é usar luvas de proteção ao lavar louça e ao fazer outras tarefas domésticas que envolvem substâncias químicas. 

    Veja como evitar a desidratação das unhas


    Existem ainda outros fatores capazes de deixar as unhas frágeis. “
    Uso de esmaltes e acetona em excesso, produtos com formaldeído, consumo de álcool e até a menopausa são fatores que podem levar à síndrome”, cita Dra. Gabriele, que também destaca a anemia, traumas e doenças, como o líquen plano e a psoríase, como possíveis causas das unhas frágeis. 

    Para se prevenir da condição, portanto, além de evitar os fatores de risco citados, é importante investir na hidratação. O médico pode recomendar o uso de bases hidratantes e fortalecedoras, por exemplo. Outra medida importante é a suplementação da biotina, vitamina que melhora a firmeza e o aspecto visual da unha. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes