AchèAchè
search
Título

A endometriose pode voltar depois de anos sem sintomas? Por quê?

Dores no corpo

Por

19 de outubro de 2023

Por mais que o tratamento contra endometriose seja capaz de controlar os sintomas, ainda existe a chance da paciente voltar a sofrer com os incômodos provocados pela doença, mesmo depois de anos sem sentir nada. Trata-se de uma doença crônica, que exige tratamento constante, então qualquer interrupção aumentará o risco de piora. 

Retorno dos sintomas na endometriose


“A endometriose pode voltar
mesmo após anos sem sintomas. Quando isso ocorre, geralmente é porque a paciente estava realizando um tratamento clínico com uso de bloqueio hormonal e o interrompeu. É importante ressaltar que o tratamento clínico não cura a endometriose, mas pode ter um controle clínico enquanto ele é realizado”, explica o ginecologista Alexandre Brandão. 

Segundo o especialista, outra situação em que pode ocorrer a volta dos sintomas é no período posterior ao tratamento cirúrgico. “Algumas pacientes apresentam melhora muito significativa após a cirurgia, mas após alguns anos pode haver recidiva da doença, seja por focos que ficaram mesmo com a cirurgia, seja pelo surgimento de novos focos da doença”, informa o médico. 

Alguns fatores aumentam o risco de recidiva após a cirurgia de endometriose. De acordo com o profissional, os principais fatores nesse contexto são: endometriose se manifestando em ambos os ovários antes da cirurgia e ter adenomiose (presença de glândulas endometriais no miométrio) sem a retirada do útero.

Tratamento medicamentoso e cirúrgico


As medidas adotadas no tratamento da endometriose dependem das características e gravidade do quadro da paciente, mas, normalmente, a primeira indicação é a utilização de medicamentos contendo hormônios que ajudam a reduzir o tecido afetado (endométrio) e os demais sintomas consequentes, como a dor pélvica.
A cirurgia costuma ser indicada depois, caso a abordagem inicial não tenha sido eficaz.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A endometriose na juventude é mais fácil de tratar?

A endometriose acomete mulheres adultas em variadas faixas etárias, desde a juventude até a meia idade. A intensidade dos sintomas e o desenvolvimento do tratamento variam de acordo com cada caso, mas não necessariamente conforme a idade da paciente. Ou seja, ser jovem não é garantia de sintomas mais brandos e tratamento mais fácil do […]

Artigos
O que são as cólicas menstruais? Por que elas acontecem?

As cólicas menstruais, também chamadas de dismenorreia, são bastante comuns entre as mulheres. São dores que têm início na puberdade, com os primeiros ciclos menstruais, e podem ser muito ou pouco intensas. O desconforto causado pelo sintoma pode ser grande, mas existem medicações e outras formas de tratamento que podem ajudar a evitar que a […]

Artigos
É possível ter varizes, mas não ter sintomas como queimação e cansaço nas pernas?

O quadro de varizes tem como principal sintoma a presença de veias dilatadas e tortuosas. Além disso, há outros sintomas não visíveis, mas que causam incômodo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, os pacientes normalmente se queixam de dor, queimação, cansaço, ardência e inchaço nas pernas. Por mais que estes […]

Converse com um dos nossos atendentes