AchèAchè
    search
    Título

    A endometriose pode voltar depois de anos sem sintomas? Por quê?

    Dores no corpo

    Por

    Por mais que o tratamento contra endometriose seja capaz de controlar os sintomas, ainda existe a chance da paciente voltar a sofrer com os incômodos provocados pela doença, mesmo depois de anos sem sentir nada. Trata-se de uma doença crônica, que exige tratamento constante, então qualquer interrupção aumentará o risco de piora. 

    Retorno dos sintomas na endometriose


    “A endometriose pode voltar
    mesmo após anos sem sintomas. Quando isso ocorre, geralmente é porque a paciente estava realizando um tratamento clínico com uso de bloqueio hormonal e o interrompeu. É importante ressaltar que o tratamento clínico não cura a endometriose, mas pode ter um controle clínico enquanto ele é realizado”, explica o ginecologista Alexandre Brandão. 

    Segundo o especialista, outra situação em que pode ocorrer a volta dos sintomas é no período posterior ao tratamento cirúrgico. “Algumas pacientes apresentam melhora muito significativa após a cirurgia, mas após alguns anos pode haver recidiva da doença, seja por focos que ficaram mesmo com a cirurgia, seja pelo surgimento de novos focos da doença”, informa o médico. 

    Alguns fatores aumentam o risco de recidiva após a cirurgia de endometriose. De acordo com o profissional, os principais fatores nesse contexto são: endometriose se manifestando em ambos os ovários antes da cirurgia e ter adenomiose (presença de glândulas endometriais no miométrio) sem a retirada do útero.

    Tratamento medicamentoso e cirúrgico


    As medidas adotadas no tratamento da endometriose dependem das características e gravidade do quadro da paciente, mas, normalmente, a primeira indicação é a utilização de medicamentos contendo hormônios que ajudam a reduzir o tecido afetado (endométrio) e os demais sintomas consequentes, como a dor pélvica.
    A cirurgia costuma ser indicada depois, caso a abordagem inicial não tenha sido eficaz.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes