search
    Título

    A endometriose pode ser confundida com outra doença?

    Dores no corpo
    Sintomas

    Por

    Dentre os principais sintomas da endometriose, alguns também são comuns a outras doenças, o que pode gerar confusão no momento do diagnóstico. Os principais sintomas de endometriose são: cólica menstrual, dor durante a relação sexual, infertilidade, dor ao evacuar e dor pélvica crônica. De acordo com o ginecologista Alexandre Brandão, quando o quadro é muito “florido”, ou seja, apresenta todos esses sintomas, o diagnóstico é mais difícil. 

    “O grande problema no atraso do diagnóstico é quando as pessoas e os médicos consideram que a cólica menstrual é normal, não valorizam a queixa desse sintoma. Quando a cólica menstrual é incapacitante, tem que ser investigada a endometriose. Então, a grande dificuldade no diagnóstico em questão, mais do que a possibilidade de confusão com outras doenças, é o fato de, em muitos casos, não ser valorizado o principal sintoma, que é a cólica menstrual”, explica o médico. 

    Situações em que a endometriose pode ser confundida com outra doença


    Mesmo assim, o especialista cita algumas situações em que os sintomas podem, de fato, gerar confusão no diagnóstico, como, por exemplo, quando a paciente com endometriose não apresenta muita cólica e
    sofre com sintomas intestinais (dor ao evacuar, constipação, sangue nas fezes). Nesta situação, aumenta o risco de confusão da endometriose com outras doenças de origem intestinal. 

    “A dor pélvica crônica também pode gerar confusão, especialmente quando piora após a prática de atividades físicas. Neste caso, pode-se acreditar que a paciente sofre com algum problema ortopédico/articular. Também é comum a paciente com endometriose sentir dor ao urinar, o que pode fazer com que se pense que ela sofre com infecção de urina. Essa dor urinária, muitas vezes, aparece durante o período da menstruação”, informa o profissional.

    Principais medidas de tratamento


    Para evitar todos esses riscos de confusão, é fundamental garantir um diagnóstico correto, com um médico de confiança e competente capaz de fazer uma investigação profunda e cuidadosa, respeitando todos os sintomas relatados. Quando a endometriose é confirmada, o tratamento deverá ser medicamentoso
    e, em casos mais graves, cirúrgico

     

    Foto: Getty Images

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes