search
Título

Qual a importância do médico analisar todos os sintomas da paciente com endometriose e não apenas os mais comuns?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

O quadro da endometriose apresenta uma variedade de sintomas que vai além daqueles mais conhecidos, tidos como principais. Todos eles influenciam na qualidade de vida da paciente, o que significa que devem receber a mesma importância e atenção pelo médico especialista que estiver à frente do tratamento. 

Sintomas em um quadro de endometriose


“Os sintomas principais da endometriose são a cólica, dor durante a relação sexual e
dificuldade para engravidar. Porém, outras queixas também devem ser analisadas pelo médico, pois cada uma poderá exigir uma abordagem de tratamento específica”, afirma o ginecologista Alexandre Brandão. 

Segundo o especialista, incômodos como queixa intestinal, dor para evacuar durante a menstruação e dor ao urinar repetidamente (de cinco a seis vezes no ano) são outros sinais menos conhecidos que também são importantes. “Essa dor ao urinar muitas vezes é entendida pela paciente como uma infecção urinária, o que atrapalha o diagnóstico correto. Quando o médico suspeita desse sintoma e faz os exames necessários, consegue precisar a causa”, explica o médico. 

Diferentes medidas do tratamento contra endometriose


Outro sinal comum da endometriose apontado pelo ginecologista é a presença de dor e nódulos nos músculos da pelve. Para que este incômodo seja amenizado, o tratamento indicado é a fisioterapia. Porém, essa não é a única medida recomendada no tratamento geral da endometriose. “A endometriose é uma doença multidisciplinar”, afirma Brandão.

 

As medidas de tratamento mais conhecidas são o uso de medicamentos (hormônios) e a cirurgia para retirar o endométrio que nasce fora do útero. Mas mesmo as duas podem não ser o suficiente. “Uma paciente pode fazer cirurgia e continuar sentindo os sintomas, pois para ficar 100% é preciso atuar em todas as frentes. Além da fisioterapia, também pode ser necessário estabelecer uma dieta especial e acompanhamento psicológico”, finaliza o especialista. 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes