AchèAchè
    search
    Título

    A endometriose pode provocar a internação da mulher?

    Uncategorized

    Por

    A endometriose é uma doença que afeta 1 a cada 10 mulheres brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. Um dos seus principais sintomas é a dor, que pode se manifestar em diferentes partes do corpo e de diferentes maneiras, sob a forma de cólicas menstruais ou na hora de uma relação sexual. A intensidade da dor varia, mas em alguns casos, pode até mesmo provocar a internação da mulher.

    Crises de dor podem provocar a internação de paciente


    “A endometriose pode levar à internação para
    alívio da dor em casos de crises de dor intensas, agudas e sem melhora com analgésicos usados rotineiramente”, afirma a ginecologista Fernanda Torras. Nesses casos, o médico irá prescrever o uso de remédios com ação mais forte para amenizar o desconforto da paciente. 

    A especialista explica ainda que não é só a dor que pode fazer uma mulher com essa condição a ser hospitalizada. “A endometriose pode causar internação também ao ser confundida com outras doenças agudas, como apendicite e abdome agudo, ou ao causar obstrução intestinal e outras urgências cirúrgicas”, informa a profissional. 

    O que fazer depois da internação causada pela endometriose?


    Depois que o quadro que provocou a internação for resolvido, ou seja, após o controle da dor, da obstrução intestinal ou
    após a realização de cirurgias para aliviar o sofrimento causado pela endometriose, a paciente recebe alta com segurança para continuar seu tratamento com medicações em casa.

    Além disso, o auxílio de uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, fisioterapeuta e educador físico, também é importante para que a paciente com a doença mantenha sua qualidade de vida e reduza as crises de dor. Ter atenção à saúde mental é outra medida necessária, já que muitas mulheres ficam abaladas com o desenvolvimento e o tratamento da endometriose. 


    Dados do Ministério da Saúde:
    http://www.blog.saude.gov.br/index.php/53870-uma-a-cada-dez-brasileiras-tem-endometriose

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes