AchèAchè
    search
    Título

    O que é a endometriose torácica? Saiba mais sobre essa manifestação rara da doença!

    Uncategorized

    Por

    A endometriose torácica é um tipo de endometriose que prejudica a saúde dos pulmões. A doença, que somente atinge as mulheres, é definida como a presença de tecido endometrial fora da cavidade do útero, segundo a ginecologista e obstetra Cintia Fonseca de Assis Santana. Nas pacientes afetadas por esse tipo da doença, é possível encontrar traços desse tecido nos pulmões.  

    Conheça os sintomas da endometriose torácica


    “A endometriose clássica está relacionada à dor pélvica crônica e à infertilidade. Mas, existe uma
    série de sintomas, dependendo da localização da doença, que nos fazem suspeitar da sua presença”, afirma a médica. Essas queixas podem estar presentes ou ausentes nos casos de endometriose torácica. Há pacientes que apresentam ainda dismenorreia (dor durante a menstruação) e dispareunia (dor no ato sexual), enquanto outras têm fezes com presença de sangue no período menstrual. 

    A endometriose torácica facilita o desenvolvimento de uma condição chamada de pneumotórax catamenial, marcada pelo acúmulo de ar nos pulmões durante a menstruação. Esse problema afeta a paciente, em média, 72 horas depois do início da menstruação.”São alterações do sistema respiratório que acontecem no período do fluxo menstrual. A mulher tem vários sintomas respiratórios, como derrame pleural e falta de ar”, informa a especialista. Além disso, a paciente sente dor no tórax, em 90% dos casos no lado direito. 

    Como o tratamento desse tipo da doença é feito?


    O diagnóstico da endometriose torácica é feito, primeiramente, por meio da avaliação clínica. Durante a consulta, a paciente relata o aparecimento dos sintomas durante o período menstrual e o médico fica atento a essas queixas. “A mulher é acompanhada por pneumologistas, já que, às vezes, é necessário fazer certos procedimentos (como a
    videolaparoscopia) que são realizados pelo cirurgião torácico”, explica Dra. Cintia. 

    O tratamento depende do quadro da paciente, mas na maioria das vezes, são usadas medicações para bloquear o ciclo menstrual. Ou seja, a paciente para de menstruar, o que evita os sintomas da endometriose torácica. A mulher que tiver derrame pleural terá tratamento específico, sendo submetida à drenagem do derrame. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes