AchèAchè
    search
    Título

    A DPOC também pode causar crise aguda como a asma?

    Uncategorized

    Por

    A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é formada por um conjunto de doenças respiratórias que obstruem as vias aéreas, dificultando a respiração. O problema pode causar lesões no pulmão e seus sintomas podem ser confundidos com a asma, apesar de serem transtornos bem diferentes. Mas, será que a DPOC pode causar uma crise aguda como a asma? O pneumologista José Eduardo Martinelli tirou a dúvida! Confira!

    DPOC: O que é? Qual a diferença para a asma?

    Segundo o pneumologista, a DPOC pode causar crises agudas semelhantes à asma, embora existam diferenças cruciais: “A asma é desencadeada por um alérgeno. Quando o paciente entra em contato com ele, sofre insuficiência respiratória. Já na DPOC, há uma exacerbação, com sintomas muito semelhantes à asma: falta de ar, chiado e tosse. A diferença é que na DPOC a tosse é produtiva, amarelada e/ou esverdeada e não desencadeada por alérgenos, mas por uma infecção”. 

    Os sintomas também podem incluir mal-estar e febre. Em casos graves, é possível que a DPOC se transforme em pneumonia. “O paciente tem um quadro de insuficiência respiratória que pode ser grave, evoluindo até mesmo para a intubação. Isso depende muito das condições prévias que esse paciente tem: se é a fase inicial da doença, pode não ter toda essa manifestação; mas um paciente com DPOC mais avançada pode ter insuficiência respiratória”, alerta o médico. 

    Vacinar-se contra a gripe é essencial para quem tem DPOC

    Dr. Martinelli destaca a importância da vacinação para a gripe em pacientes com DPOC, assim como a vacina da pneumonia. “Manter uma alimentação adequada também é importante, bem como suplementação vitamínica e de minerais, como o zinco, selênio e cobre, que acabam dando certa proteção para o aparelho respiratório”, recomenda o especialista. 

    No que tange ao tratamento da DPOC, o pneumologista menciona alguns métodos tradicionais para a crise: “Se houver exacerbação, o tratamento é feito com broncodilatadores, corticoides inalatórios, antibióticos, mucolíticos, medicações que revertem o quadro de insuficiência respiratória por processo viral ou bacteriano”. Dr. Martinelli também lembra que é importante que pacientes com DPOC façam isolamento social durante a pandemia de COVID-19. Vale lembrar que a melhor forma de evitar crises da doença é parar de fumar. 

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes