search
    Título

    Coronavírus: É possível diferenciar um caso de DPOC da COVID-19?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por

    O novo coronavírus, microrganismo causador da COVID-19, se tornou o maior inimigo da saúde mundial em 2020, com mais de 4 milhões de casos confirmados só no Brasil até o início de setembro, segundo o Ministério da Saúde. Falta de ar, tosse e saturação baixa de oxigênio no sangue são algumas das consequências da sua infecção, mas também são comuns em outra doença respiratória: a doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC. 

    Diferentemente da COVID-19, a DPOC tem evolução lenta

     

    Se esses problemas afetam tanto pacientes infectados pelo novo coronavírus quanto pessoas com DPOC, é possível confundir as duas doenças? Segundo o pneumologista Paulo Faleiros, é pouco provável que isso aconteça: “A DPOC, como o próprio nome diz, é crônica, ou seja, os sintomas apresentam-se há bastante tempo, enquanto a COVID-19 é aguda (poucos dias de evolução)”.
    A DPOC leva anos para se manifestar e seus sintomas são causados, na grande maioria dos casos, pela inalação da fumaça do cigarro, que ataca os brônquios e os alvéolos pulmonares. Quem já apresenta tosse há muito tempo, deve desconfiar de um quadro de COVID-19 se houver uma piora repentina dos sintomas.

    Como é feita a diferenciação entre a COVID-19 e a DPOC?

     

    “Se uma pessoa com DPOC adoecer pela COVID-19, ela poderá apresentar tanto sintomas da COVID, quanto uma piora dos sintomas da DPOC. Neste caso, o médico deverá investigar se está acontecendo essa correlação”, informa Dr. Faleiros. Além dos sintomas já citados, o coronavírus também pode causar perda de olfato e paladar, náuseas, vômitos e diarreia, que não aparecem nos casos de DPOC. 
    A diferenciação entre as duas doenças deverá ser feita na consulta. O médico irá conversar com o paciente ou familiares para entender sua história e irá solicitar exames físicos e complementares, como a tomografia de tórax. Caso haja suspeita de uma infecção pelo novo coronavírus, um exame para detectar o vírus ou a presença de anticorpos contra o vírus também poderá ser feito. 

    Já existe tratamento para a COVID-19?

     

    O tratamento, por sua vez, apresenta diferenças significativas, já que ainda não existem medicamentos específicos para tratar a COVID-19. “Já o tratamento da DPOC envolve a utilização de broncodilatadores inalatórios e, em alguns casos, a associação com corticoide inalatório. Se tiver exacerbação, poderá ser iniciado corticoide oral e, caso a causa seja infecção bacteriana, antibiótico”, afirma o pneumologista. Outra medida fundamental para o controle da DPOC é abandonar o tabagismo. 

     

    Dados do Ministério da Saúde: https://covid.saude.gov.br/
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes