search
    Título

    A asma tem componente hereditário?

    Uncategorized

    Por

    A asma afeta cerca de 6,4 milhões de brasileiros acima dos 18 anos de idade. É o que apontou uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde. O grande número de portadores da doença, que pode ser dividida em dois tipos, mostra a importância de conhecer seus fatores de risco para, então, poder evitá-la. Um deles é a hereditariedade. 

    Hereditariedade é fator importante para a asma


    “A asma realmente tem um componente hereditário. Isso significa que, se seu irmão tem asma, você tem um risco maior de desenvolvê-la, porque essa é uma doença alérgica e o componente alérgico na hereditariedade é bem importante”, explica o pneumologista e médico do sono José Roberto Megda Filho. 

    As diversas pesquisas científicas feitas até hoje indicaram que não existe apenas um gene envolvido no desenvolvimento da doença. Pelo contrário, os resultados mostraram que vários genes estão envolvidos no seu surgimento e que são transmitidos aos filhos e netos. 

    Conheça outros fatores de risco da doença


    Entretanto, esses componentes não atuam sozinhos. À hereditariedade, podem ser somados outros fatores que aumentaram ainda mais o risco de desenvolver a asma. Se houver uma pessoa asmática na sua família, é muito importante evitar o contato, por exemplo, com
    pelos de cachorro e de gato, com mofo e poeira doméstica.
    Vale lembrar que existem ainda outros problemas de saúde que também facilitam a doença e suas crises. “Quem tem sinusite, rinite alérgica, dermatite atópica e refluxo gastroesofágico também pode ter crises de asma”, alerta o médico. Dedicar-se ao tratamento dessas condições é uma importante medida para evitar a doença. 

     

    Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53396-asma-fatores-ambientais-e-geneticos-podem-causar-a-doenca
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes