AchèAchè
    search
    Título

    A ansiedade pode atrapalhar o tratamento da pressão alta?

    Uncategorized

    Por

    Pacientes com pressão alta precisam tomar certos cuidados, mesmo que estejam tratando adequadamente o problema. Isso porque alguns fatores podem atrapalhar o tratamento em questão, tais como a ansiedade. Portanto, pacientes que sofrem de hipertensão e ansiedade precisam tratar de ambas simultaneamente para diminuir os riscos de problemas.

    Ansiedade e pressão alta


    “A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão ou dificuldade em controlar os níveis da pressão arterial, mesmo quando o paciente está de acordo com o tratamento medicamentoso. Isso se deve ao fato da ansiedade estimular o sistema nervoso autônomo simpático, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea, com
    consequente aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial”, explica a cardiologista Bruna Baptistini.

    É importante destacar que situações de ansiedade normal podem atrapalhar o tratamento da pressão alta, então os pacientes que sofrem com hipertensão e transtorno de ansiedade (quadro de ansiedade muito mais complexo que a ansiedade normal que toda pessoa tem eventualmente) precisam ter ainda mais cuidado. O tratamento de ambas as doenças é muito importante neste caso específico.

    Tratamentos e principais cuidados


    O
    tratamento do transtorno de ansiedade, assim como da pressão alta, exige, em muitos casos, uso regular de medicamento específico para controle eficiente dos sintomas. O contato frequente com os médicos especialistas em questão (cardiologista e psiquiatra) é fundamental do diagnóstico em diante. Inclusive, quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores as chances de recuperação, vale lembrar.

    Além do tratamento medicamentoso, o paciente com hipertensão deve seguir uma série de cuidados no dia a dia, que consiste, basicamente, em manter hábitos de vida saudáveis. Alguns exemplos são: consumir o mínimo possível de sódio na alimentação e comer de forma mais saudável, dando prioridade às opções mais nutritivas; praticar atividade física regularmente; não fumar em nenhuma hipótese; e controlar o estresse.    

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes