AchèAchè
    search
    Título

    Quem tem pressão alta precisa parar de fumar? Por quê?

    Uncategorized

    Por

    A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que provoca um aumento da pressão sanguínea nas artérias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), durante o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, é fundamental reforçar os cuidados com a pressão arterial, uma vez que pessoas hipertensas apresentam maiores riscos de ter complicações mais graves nos casos de COVID-19. Será que parar de fumar é uma das recomendações, especialmente neste período? 

    Fumar provoca um aumento da pressão arterial

     

    A quarentena pode causar muita ansiedade e estresse emocional. Algumas pessoas têm buscado maneiras de aliviar esses sentimentos e acabam encontrando no cigarro um aliado. No entanto, isso pode representar um grande perigo para a saúde, principalmente para as pessoas que já são hipertensas. 

    A cardiologista Ana Catarina Periotto explica que é imprescindível parar de fumar, já que as substâncias contidas no cigarro, como a nicotina e alcatrão, produzem um enrijecimento das artérias e o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando, por consequência, os níveis da pressão arterial. O cigarro é, portanto, um complicador da saúde cardiovascular e aumenta ainda mais os riscos para quem é hipertenso e contrai o novo coronavírus. 

    Parar de fumar diminui as chances de infarto e AVC

     

    Segundo o Ministério da Saúde, em aproximadamente 90% dos casos, a pressão alta é herdada dos pais, mas os hábitos de vida do indivíduo, como o uso do cigarro, podem influenciar significativamente os níveis da pressão arterial e provocar complicações graves, como explica a médica: “O fumo aumenta as chances de infarto e derrame, além de inúmeros problemas vasculares e cânceres. A hipertensão também eleva o risco de infarto, derrame e problemas vasculares. As duas condições associadas agravam ainda mais a possibilidade de alguma dessas complicações ocorrer”.

    Outras medidas recomendadas pela SBH são diminuir o consumo de sal, evitar o excesso de álcool e, sobretudo, combater o sedentarismo, mantendo algum grau de atividade física, mesmo dentro de casa. Também é fundamental prosseguir com as orientações dos principais órgãos de saúde para combater a disseminação do vírus, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel 70% e sempre colocar máscaras de proteção ao sair de casa.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH): http://www.sbh.org.br/arquivos/noticias/26-de-abril-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial

    Dados do Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes