AchèAchè
    search
    Título

    A amamentação é importante para o desenvolvimento da imunidade? Por quê?

    Uncategorized

    Por

    A amamentação é apontada pelos especialistas como fundamental para o desenvolvimento do ser humano, pelo menos nos seus primeiros seis meses de vida. De acordo com o Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (DCAM), o leite materno é a melhor alimentação possível, pois proporciona uma melhor saúde física e mental para o bebê.

    Importância da amamentação para o desenvolvimento da imunidade


    O leite materno é muito importante, principalmente nos primeiros dois anos de vida, quando a criança ainda apresenta uma imunodeficiência própria da imaturidade. A criança nasce com a imunidade inata formada, porém a imunidade adaptativa vai se formando conforme o organismo vai entrando em contato com os germes ambientais (vírus, bactérias, fungos, protozoários, etc.)”, informa a alergista e imunologista Cláudia Lobo Cesar. 
    A especialista também destaca o papel do colostro, que é a secreção líquida que antecede o leite materno. Ele se faz presente nos primeiros dias de vida de seu bebê, logo após o parto. O sabor salgado e o aspecto amarelado ajudam a diferenciá-lo do leite. “O colostro é uma vacina para o bebê, pois é rico em anticorpos”, afirma a médica. 
    O leite materno também auxilia na formação da microbiota da criança, importante barreira contra invasão de bactérias que causam doenças. “Vale destacar ainda a presença da imunoglobulina no leite materno, tendo em vista sua importância na defesa das mucosas digestivas e respiratórias do bebê, principalmente”, acrescenta a imunologista.

    Tratamento medicamentoso para fortalecer a imunidade dos pequenos


    Mesmo com a
    oferta adequada de leite materno, ainda é possível que a criança em seus primeiros meses de vida já apresente problemas de imunidade, com infecções frequentes. Neste caso, é importante que os pais apostem em medicações específicas com capacidade de estimular e reforçar as defesas do organismo dos pequenos.  

     

    Dados do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (DCAM):
    https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/novo-documento-cientifico-da-sbp-a-amamentacao-como-base-de-toda-a-vida/

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes