Depois de cinco anos, manicure encontra tratamento ideal para depressão


  • +A
  • -A

A depressão é uma das doenças que mais preocupa as autoridades de saúde no Brasil e no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, trata-se da quarta maior causa de incapacitação atualmente. O problema atinge homens, mulheres, idosos e até crianças, e promove uma série de alterações no corpo, desde insônia até tristeza, ansiedade e cansaço.

 

Luto pode ajudar a desenvolver depressão

 


Um dos fatores de risco da depressão é a vivência de traumas psicológicos. Foi o caso de Silvia H. D. da Costa. “Eu tenho depressão desde que meu sobrinho faleceu, há 10 anos. Tinha muita vontade de chorar, principalmente quando a noite chegava. Ficava muito triste”, lembra a manicure.

A rapidez na busca por um tratamento é fundamental para o sucesso da luta contra a depressão. No entanto, apesar de logo ter buscado a ajuda médica para controlar a doença, a moradora de São Paulo teve dificuldade em encontrar um tratamento adequado. “Eu passei por uns 10 médicos, mas hoje estou muito bem. Posso dizer que estou ótima. Está tudo normal, levo uma vida normal”, conta Silvia.

 

Medicação e psicoterapia são parte do tratamento da depressão

 


O tratamento para depressão é feito com diversas abordagens, que devem ser indicadas por um especialista depois de uma análise profunda de cada paciente. “O tratamento para depressão é realizado com medicação e psicoterapia. Os quadros leves a moderados podem ser tratados apenas com psicoterapia e os demais com medicação e psicoterapia”, afirma o psiquiatra Marcelo Paoli.

Embora tenha superado a fase crítica da depressão, Silvia, hoje com 45 anos, continua fazendo o tratamento com a medicação como forma de prevenção de outros episódios depressivos, pois sabe que pode ter uma recaída. “Existem casos em que pacientes precisam usar medicamentos pelo resto da vida, porque em alguns casos o risco de recorrência é muito elevado”, completa o médico.

 

Dr. Marcelo Paoli é psiquiatra, formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unifesp e atende em São Paulo e São José dos Campos. CRM-SP: 138721

 

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Depois de cinco anos, manicure encontra tratamento ideal para depressão"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.