Por que infecções respiratórias geram catarro?


  • +A
  • -A

As infecções respiratórias podem ser virais ou bacterianas e resultam, geralmente, em doenças como gripe, rinite, sinusite e pneumonia. Elas atingem as vias aéreas e favorecem a produção de muco no local. Contudo, o catarro, como é popularmente conhecido, não é objetivamente um malefício trazido pelas doenças. Sua função é justamente o oposto disso: proteger o organismo.

Características e tipos de catarro


“O catarro gerado por conta do estabelecimento de infecções respiratórias nada mais é do que o resultado de uma reação do organismo ao agente agressor, ou seja, as próprias infecções”, explica o infectologista Fernando Maia. Ele é produzido para proteger o organismo de infecções das vias respiratórias possui características próprias que o distinguem.

Quando sua apresentação é na coloração amarelada ou esverdeada e a consistência é mais espessa, é sinal de que a causa vem de infecção das vias respiratórias. Além deste tipo de catarro, há aquele transparente, sem odor e de espessura fina, que é produzido normalmente pelas mucosas mesmo sem a presença de um problema.

Eliminação do catarro e riscos do seu acúmulo


Independentemente do tipo de catarro, é recomendado beber bastante água para que ele possa ser dissolvido e saia com facilidade do organismo. Mesmo que o muco tenha a função de proteção, é importante evitar o seu acúmulo. “Uma das recomendações do tratamento das infecções das vias aéreas é tomar muitos líquidos para fluidificar o catarro e permitir sua eliminação com maior facilidade”, recomenda Maia.

Segundo o médico, o catarro, em princípio, só é prejudicial se estiver presente em grande quantidade, porque pode obstruir as vias aéreas. Se o muco de fato não for expelido, pode haver acúmulo e entupimento de determinados brônquios, problemas como sinusite e rinite crônicas, além de proliferação de bactérias.

Dr. Fernando Luiz de Andrade Maia é formado pela Universidade Estadual do Pará e com residência médica em Infectologia pela Universidade Federal do Pará (Uepa) e atua em Maceió (AL). CRM-AL: 3767 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que infecções respiratórias geram catarro?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.