Você sabia que existe um lado positivo na ansiedade?


  • +A
  • -A

A ansiedade é uma sensação provocada pelo organismo que funciona como resposta adaptativa diante de um acontecimento, como por exemplo, antes de fazer uma prova ou de apresentar um projeto no trabalho. Ela é capaz de deixar alguém preocupado, inseguro e com medo. Em níveis excessivos, pode se transformar em um transtorno que demanda tratamento.

Ansiedade deixa pessoas em alerta em situações de risco


Entretanto, em níveis adequados, a ansiedade é importante para o corpo e pode favorecê-lo. “Um exemplo clássico é o da pessoa que é colocada em uma situação de perigo, em que a descarga de adrenalina envolvida na resposta ansiosa aumenta as chances de sobrevivência caso precise fugir”, afirma o psiquiatra Eduardo de Castro Humes.

O problema da ansiedade, segundo o médico, não é sua existência, mas o exagero presente nos transtornos psiquiátricos, como na síndrome do pânico e na fobia social, ocorrendo em ocasiões em que não deveria, em proporções inadequadas e sem que o indivíduo afetado consiga controlar.

Mudanças no sono e no apetite podem indicar um transtorno de ansiedade


De acordo com o especialista, alguns indícios podem indicar que a ansiedade deixou de ser algo benéfico e passou a ser um problema. Alterações duradouras para mais ou para menos de sono, de apetite e de peso, aumento do cansaço, diminuição da capacidade de se concentrar e memorizar fatos, além de dores de cabeça e no corpo são alguns exemplos.

Procurar ajuda médica para um diagnóstico preciso é o primeiro passo para controlar um caso de ansiedade exagerada. “O tratamento medicamentoso geralmente é reservado para os quadros que apresentam algum impacto mais significativo no dia a dia do pacientes”, explica Humes. Outras formas de tratamento que são indicadas em quadros leves são a psicoterapia, a prática de atividades físicas e de técnicas de meditação.

Dr. Eduardo de Castro Humes é psiquiatra e psicoterapeuta formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CRM-SP: 108239

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Você sabia que existe um lado positivo na ansiedade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.