Por que as varizes, em casos graves, podem causar feridas na pele?


  • +A
  • -A

Os casos avançados de varizes dos membros inferiores podem causar feridas na pele. Segundo o angiologista Rodrigo Fukushima, isso ocorre em função do aumento local da pressão venosa, depósito de ferro na pele e subcutâneo, aumento dos mediadores inflamatórios e redução da oxigenação.

Formação de feridas na pele em função das varizes


Nos pacientes que apresentam varizes, as válvulas das veias que direcionam o sangue no sentido correto deixam de trabalhar corretamente, prejudicando a circulação, com acúmulo de sangue nas extremidades e aumento da pressão venosa local. Neste ambiente de alta pressão, ocorre microextravasamento de sangue para a pele e para o tecido subcutâneo”, explica o médico.

Em função da má oxigenação local, liberação de mediadores inflamatórios e alterações associadas da pele, cria-se um ambiente local que favorece o desenvolvimento de ulcerações e dificulta sua cicatrização “Este ambiente hostil predispõe os pacientes a desenvolverem feridas, conhecidas como úlceras varicosas”, conclui.

Riscos e tratamento das feridas provocadas por varizes


Comumente as úlceras são dolorosas e com odor desagradável, reduzindo muito a
qualidade de vida dos pacientes. Os principais riscos envolvendo essas lesões são as infecções, que podem se apresentar com quadros locais ou sistêmicos graves. “Nesta última situação, pode ser necessária internação prolongada para antibioticoterapia endovenosa”.

O mais importante no tratamento das úlceras varicosas é agir na sua causa, ou seja, nas varizes dos membros inferiores. Este tratamento irá depender da extensão da doença e dos vasos acometidos. “O planejamento do tratamento é realizado caso a caso após minuciosa avaliação do paciente”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Por que as varizes, em casos graves, podem causar feridas na pele?"

Eloize

Olá. Minha mãe tem dificuldades com o retorno venoso e desenvolveu úlceras varicosas. É uma paciente difícil por ser alérgica a diversos componentes químicos, dificultando ainda mais o tratamento. Desde novembro sofre com essas lesões e tem sido terrível. Uma delas infeccionou. Está sob tratamento de antibióticos e tem tido algum resultado, mas tudo a longo prazo. Tentamos a bota de una (K2),mas ela teve alergia. Tentamos tb diversos tipos de pomadas e nada tem surtido muito efeito. A única que ajuda um pouco é a kollagenase com cloranfenicol. A sorte é que ela não é diabética. Mas como diz o post, é preciso ir na causa. O problema dela é esse. Não consegue usar meias, bota de una, que são alternativas ideais p quem tem dificuldade de circulação sanguínea. Só Deus!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eloize, desejamos melhoras e sucesso no tratamento de sua mãe. Abraços.

CELIA

BOA TARDE ACREDITO QUE JA ESTOU COM ALGUM PROBLEMINHA, APARECEU ALGUNS PONTINHO VERMELHO NA PERNA AINDA NÃO COÇA MAS ACREDITO QUE SEJE O INICIO TEM ALGUM MEDICAMENTO QUE POSSO TOMAR.CELIA

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Celia, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

Isabel

Tenho varizes tenho sentido muita ardencia tipo queimação no peito fo pé isso pode me causar problemas futuros

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Isabel, é importante realizar um acompanhamento periódico com o angiologista, além de seguir todas as recomendações e tratamento prescritos por ele. Melhoras.

Monica Esperidiao do Nascimento Merenda

Eu entendo que a parte mas afetada das de feridas são as partes do tornozelos para baixo, . Eu posso fazer massagem nestas partes para ajudar a circulação !!? Além dos remédios para circulação que tomo ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Monica, uma massagem nas pernas pode ajudar o sangue a fluir melhor. Converse com o médico que te acompanhe para que ele possa te orientar no tratamento e passar as orientações adequadas. Abraços.

Paulo Gomes Silva

Estou tomando um diosmin sachê por dia, mas o médico não falou o melhor horário. Gostaria de saber o melhor horário.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, os pacientes cadastrados no medicamento Diosmin possuem um benefício a mais, um acompanhamento com profissionais de saúde 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Diosmin. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.