Trabalhar em casa pode ser um fator de risco maior para varizes?

  • +A
  • -A

As varizes são veias dilatadas e deformadas que costumam aparecer nas pernas, provocando desconfortos, queimação e inchaço. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), as veias se tornam varicosas devido a uma alteração na circulação do sangue no organismo. Alguns fatores como gravidez, sobrepeso e ficar em pé durante longos períodos de tempo podem facilitar o surgimento do problema. Mas, será que trabalhar em casa também pode ser considerado um fator de risco? Descubra!

Trabalhar em casa na mesma posição pode causar varizes

Com a descoberta do novo coronavírus, trabalhar em casa, passando muito horas em frente ao computador, se tornou uma realidade para muitas pessoas. De acordo com a angiologista Aline Gaio, essa tendência em manter o corpo em uma mesma posição por muito tempo pode comprometer o bom funcionamento da circulação sanguínea e favorecer o aparecimento de varizes.

“Nesses casos, o que pode aumentar o risco de ter varizes, ou de ter complicações, é o fato de permanecer sentado na mesma posição por longos períodos. O ideal é alternar a posição. Por exemplo, se levantar a cada hora, nem que seja para dar uma esticada no corpo”, alerta a especialista.

Prática regular de exercícios físicos previne o surgimento de varizes

Além de fazer intervalos durante o expediente, é importante também praticar atividades físicas,  uma das principais formas de prevenção de varizes. “Os exercícios físicos auxiliam no retorno venoso, que é a volta do sangue dos pés e pernas para o coração, principalmente por meio do fortalecimento da musculatura das panturrilhas. Eles também ajudam no controle do peso corporal, lembrando que a obesidade é um fator de piora para as varizes”, explica a médica.

Por isso, é fundamental combater o sedentarismo e manter o corpo ativo, mesmo durante a quarentena. São indicados exercícios de alongamento, que favorecem a circulação do sangue, como o yoga, e de fortalecimento muscular, como a musculação. Vale lembrar que eles devem ser feitos de forma regular, ou seja, todos os dias por pelo menos 30 minutos.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV): https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Gaio

Dra. Aline Gaio

Angiologia

CRM: 52-78934-8 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Trabalhar em casa pode ser um fator de risco maior para varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.