Quantas horas de voo um paciente com varizes pode encarar em uma viagem?

  • +A
  • -A

Viagens de avião, assim como em outros transportes, podem trazer complicações àqueles que sofrem de varizes, especialmente se o trajeto for longo. Permanecer horas seguidas sem se movimentar (principalmente a região inferior do corpo, com as pernas comprimidas sobre o assento, pode fazer com que o passageiro desenvolva trombose.

Risco de trombose vem da diminuição da velocidade da circulação sanguínea


A viagem de avião, principalmente na classe econômica, pode causar trombose. Após oito horas de voo, se o passageiro não se movimentar (andar), aumenta muito o risco de trombose pela estase venosa, ou seja, pela circulação lenta e a pressão muito grande nas pernas”, informa o angiologista Ricardo Nobili.

O médico explica que, ao andar, os músculos da panturrilha trabalham como uma bomba empurrando o sangue. Nas viagens em que o passageiro fica longos períodos com as pernas paradas e pendentes, esse mecanismo não funciona, o que acarreta na diminuição da velocidade da circulação, ou seja, na estase venosa.

Medidas a serem adotadas dentro do avião por passageiros com varizes


Dentro do avião, o passageiro com varizes deve procurar caminhar pelo corredor sempre que possível; movimentar joelho, panturrilha, tornozelo e dedos dos pés; ingerir bastante líquido;
evitar roupas e meias apertadas (não confundir com meias compressivas, que são designadas para isso e que auxiliam no tratamento das varizes); e não sentar sobre as pernas ou cruzá-las. É indicado consultar sempre antes de viajar um médico especialista para que ele possa orientar devidamente as medidas a serem adotadas.

Portanto, o que define se um passageiro com varizes está apto a viajar de avião não é necessariamente a quantidade de horas, mas sim o seu comportamento dentro do transporte. Ficar parado o tempo todo não é recomendado. Por isso, mesmo se você estiver em um assento que não permita que você viaje deitado, é importante e, em geral, permitido pela tripulação, levantar algumas vezes, para evitar riscos nas circulação.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Nobili

Dr. Ricardo Nobili

Angiologia

CRM: 31788-7 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

28 comentários para "Quantas horas de voo um paciente com varizes pode encarar em uma viagem?"

Márcia Tolentino

Eu já retirei a safena Magna e parva lado esquerdo! Tenho hoje ainda muitas outras para fazer cirurgia..tive Um AVC e três aneurisma,lado esquerdo embolização..lado direito clip cirúrgico..em tratamento até hoje.. porque a embolização deixou um colo residual.. minha pergunta é eu posso viajar de avião? Quero ir para Virgínia USA visitar minha irmã. Por favor preciso de uma resposta.grata pela atenção.

Mercedes

Ótimo.

Alexandre Vieira

Pertinentes e muito válidas essas recomendações.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alexandre, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Niza Drumond

De acordo com prescrição medica faço uso constante de meia elástica por ter as safenas dilatadas. Viagem aérea pode usar esta meia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Niza, pode sim, meias compressivas são designadas para auxiliar no tratamento das varizes. Lembrando que antes de realizar a viagem, é importante procurar um angiologista ou cirurgião vascular para receber orientações específicas. Abraços.

Selma

Sempre leio as informações Que chegam. É muito bom nós mantermos informados sobre nossa saúde. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Selma, que bom que tem acompanhado nossas informações. Fique por aqui e acompanhe novas matérias sobre os diversos temas sobre saúde doenças e tratamentos. Abraços.

clovis

tive trombose em 2004 e retrombose em 2010. desde o inicio uso meia Sigvaris medical 20-30 compressão graduada. Segundo o Angiologista causado por um CA descoberto após a cirurgia em 2010. Devo continua a usar meia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Clovis, somente com uma consulta presencial com o angiologista pode-se indicar a alteração no tratamento com as meias. Marque uma consulta para que o especialista possa verificar a necessidade de continuar com o uso ou iniciar algum tratamento mais adequado. Confira outra matéria sobre esse tema no link abaixo. Até breve.

https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/meias-de-compressao-tratamento-varizes

Mari a Emília Martins

Eu fiz o procedimento cirúrgico de varizes, mas minha perna direita incha mais do que a esquerda. Quando viajo mesmo sendo curtas essa situação acontece. Tem alguma recomendação específica para o meu caso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mari, conforme informado na matéria dentro do avião, o passageiro com varizes deve procurar caminhar pelo corredor sempre que possível; movimentar joelho, panturrilha, tornozelo e dedos dos pés; ingerir bastante líquido; evitar roupas e meias apertadas (não confundir com meias compressivas, que são designadas para isso e que auxiliam no tratamento das varizes); e não sentar sobre as pernas ou cruzá-las. É indicado consultar sempre antes de viajar um médico especialista para que ele possa orientar devidamente as medidas a serem adotadas. Abraços.

Suelene

Grata pela informações que vocês nos fornecem.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Suelene, para nós é gratificante saber que nossas matérias e informações tem auxiliado tantas pessoas. Continue por aqui para acompanhar mais informações e dicas sobre saúde doenças e tratamentos. Abraços.

Josete

Olá! Muito obrigado pela informação, tenho pequenas varizes em MMII, já fiz exclero, o MIE me incomoda mais queimaçao constante, o que fazer para melhorar essa queimacão?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Josete, de acordo com o angiologista Dr. Jayme Ramos Para tratá-las de modo geral, independente do local onde elas apareçam, é importante, em primeiro lugar, consultar um especialista para saber exatamente como proceder. O tratamento medicamentoso muitas vezes é solicitado, com alto grau de eficácia. Além de ajudarem na circulação, estes medicamentos amenizam os sintomas associados ao quadro (dor, dormência, sensação de peso e calor nas pernas, etc.).

Martha Horvath

Grata pelos conselhos ! Muito bom ser cuidada por vocês também!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Martha, para nós é gratificante ajudar as pessoas com matérias e informações sobre saúde doenças e dicas de tratamento. Fique por aqui para acompanhar mais novidades e novas matérias; Até breve.

VERA LÚCIA DE JESUS GOMES

Fiz uma aplicação em algumas varizes tive febre. Voltei ao médico ontem. Conversei com o médico ele disse que é normal ter febre. Não passou nada para aliviar o mal estar. É assim mesmo? Por favor me responda. Desde já grata.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vera, manter os membros inferiores para baixo e parados, tanto sentado quanto em pé, é prejudicial para quem sofre de varizes e insuficiência venosa crônica. O ideal é que esses pacientes mantenham as pernas descansando em um posição elevada, pois isso facilita o fluxo sanguíneo, ajudando no controle dos sintomas da doença. Referente aos sintomas relatados você deve continuar com o tratamento, e observar, se as dores não amenizarem você deverá retornar ao seu médico. Até logo.

VERA LÚCIA DE JESUS GOMES.

Detalhe eu não fiz nenhum exame pra fazer as aplicações. O Dr. falou que ele que é o médico.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vera, o médico especialista que normalmente realiza o acompanhamento dessa doença é o angiologista. Busque ajuda especializada para um tratamento correto e mais adequado para você. Até breve.

Magali

Fiz cirurgia das varizes a 1 ano atrás!! Tirei a Safena direita e operei algumas varizes dilatadas da esquerda!! Hj estou com algumas lesões roxeavas na canela da perna direita !! Tem a ver com Safena ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Magali, somente diante de um exame presencial com o especialista é possível identificar a causa dos sintomas relatados. Busque ajuda profissional, o angiologista poderá te auxiliar e sanar suas duvidas com mais precisão. Até logo.

Patricia

Olá, tive uma fratura de tíbia em 2011 com colocação de placa e parafuso. Fiquei com pequeno linfedema e uso medicação diária para circulação (Diosmina hisperidina). Minha dúvida e se posso fazer aplicação para esses vasinhos que temos nas pernas? e se tem algum problema também fazer tatuagem? Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Patricia, somente diante de uma consulta presencial e após exames com o angiologista é possível informar se é indicado realizar os procedimentos que você citou. Pois cada paciente possui sua particularidade e um estado clinico individual. Converse com seu médico. Até logo.

Flavia

Vou para Dubai direto são 14 horas de vôo. Posso usar meia de varize. Já uso diariamente pois trabalho em pé. Uso Venosan 20/ 30

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Flavia. Agradecemos por você compartilhar seu comentário conosco. É importante seguir o tratamento conforme indicado pelo especialista afim de amenizar os sintomas desagradáveis e trazer maior qualidade de vida para você. Clique no link abaixo e confira mais algumas matérias sobre esse tema. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/busca/meias

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.