Cirurgia para varizes: em que casos esta forma de tratamento é indicada?

  • +A
  • -A

O quadro de varizes exige do paciente iniciar o quanto antes com o tratamento adequado, o qual pode consistir em diferentes medidas, dependendo do caso. No geral, é necessário usar medicamento específico para melhorar a circulação e adotar hábitos diários que amenizem os sintomas. Em alguns casos, é necessário, além disso, realizar o tratamento cirúrgico

“O tratamento cirúrgico das varizes dos membros inferiores é indicado para os pacientes que apresentam varizes de grosso calibre, com diâmetro superior a 2-3 mm. A indicação do tratamento cirúrgico das varizes independe da presença de sintomas ou de complicações. Isto porque alguns pacientes apresentam varizes calibrosas e em estágios avançados, sem nenhum sintoma ou complicação”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

Técnicas de tratamento cirúrgico contra varizes


Segundo o especialista, existe uma variedade enorme de técnicas para realização da
cirurgia contra varizes. A indicação da melhor técnica dependerá da apresentação e do estágio evolutivo da doença. “As técnicas cirúrgicas tradicionais são a safenectomia, ressecção de varizes (flebectomia de tributárias) e a ligadura de perfurantes”, informa o médico. 

Vale destacar também as técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (termoablação com laser endovenoso e termoablação com radiofrequência). De acordo com Fukushima, essas técnicas proporcionam menor dor e desconforto no pós-operatório, assim como recuperação mais rápida, com retorno precoce às atividades.

Benefícios da cirurgia para varizes


“Independente da técnica realizada, o objetivo do
tratamento cirúrgico das varizes é eliminar as fontes de refluxo e as veias varicosas, proporcionando tanto a melhora estética quanto funcional. Isso implica em redução de dor, inchaço, sensação de peso, desconforto e também de complicações, como trombose, sangramento (varicorragia), manchas escuras (dermatite de estase) e ulceração”, conclui o angiologista. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Fukushima

Dr. Rodrigo Fukushima

Angiologia

CRM: 125030 / SP

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Cirurgia para varizes: em que casos esta forma de tratamento é indicada?"

Alcideia

Tenho muitas varizes estou fazendo exames, quero saber se Câimbra durante a noite nas pernas, tem beber com as varizes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Alcideia. As câimbras são contrações involuntárias que causam um certo desconforto. As varizes não têm relação com as câimbras, pois as causas podem estar relacionadas a exercício físico intenso, desidratação, último trimestre da gestação, diabetes, alcoolismo, entre outros. Recomendamos a leitura da seguinte matéria:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/caibra-o-que-fazer-para-acabar-com-este-incomodo . Abraços!

Anilton alves

Muito bom ( excelente? ) estou na fila a quase 5 anos ( sisreg) já fiz diversas ultras das pernas no meu caso é a esquerda. ( perna) não tenho condições de pagar no particular ai estou no aguardo da chamada é isso um abraço em tds e fiquem com Jesus nosso Deus.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Anilton. Torcemos para que sua cirurgia seja marcada logo. Abraços!

Ermelindo Martins Cardoso

Estou cariz na perna esquerdca ca como marca uma consulta com vc

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ermelindo. O Programa Cuidados pela Vida dá algumas dicas relacionadas à saúde, porém não prestamos atendimento à pacientes. Aconselhamos que procure um especialista o quanto antes para que seja indicado um tratamento adequado. Abraços!

Aparecida

Gostei da matéria estou com esse problema é tenho medo cirurgia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aparecida. Ficamos contentes que tenha gostado da matéria. O tratamento adequado consiste em diferentes medidas, tornando fundamental que você realize uma consulta, para verificar junto ao profissional se será necessário a cirurgia. Converse com o especialista e relate sobre seu medo, para que o mesmo lhe passe as orientações. Continue nos acompanhando! Um grande abraço!

Nair Costa

Bom dia !Fiquei interessada quando li esta matéria sobre variz, pois tenho faz tempo, mais não causou problema algum, até que…Passei por uma cirurgia delicada de intestino à 5 meses, e ocasionou uma trombose na minha perna direita, já tinha variz, fui em um especialista e ele disse que tenho que fazer uma cirurgia, será que não tem problema por ter feito uma tão recente?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Nair. Entendemos você, recomendamos que verifique junto ao médico esta questão, através de algumas verificações, ele será capaz de esclarecer para você se existirá ou não, uma possível complicação. Torcemos pelo seu sucesso no tratamento. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.