AchèAchè
search
Título

Pacientes com TOC podem desenvolver outras doenças, como a depressão?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O transtorno obsessivo compulsivo, chamado também pela sigla TOC, é uma doença psiquiátrica que provoca pensamentos insistentes e o desejo quase incontrolável de realizar rituais, como checar dezenas de vezes se a porta de casa ou do carro está trancada. Quem é diagnosticado com TOC deve seguir o tratamento à risca, já que o distúrbio pode facilitar o desenvolvimento de outras doenças.
“É comum que os transtornos mentais (em especial o TOC) sejam acompanhados de outras comorbidades, principalmente psiquiátricas. Não é incomum que o paciente portador do TOC possa apresentar em sua vida episódios de depressão e outros quadros ansiosos, por exemplo”, afirma o psiquiatra Ricardo Torresan.  

Pacientes com TOC frequentemente têm depressão


De acordo com o médico, cerca de 80% a 90% dos pacientes com o transtorno obsessivo compulsivo apresentam um episódio depressivo ao longo da vida. Além da depressão, o risco é significativamente maior para distúrbios alimentares, fobias simples, fobia social, transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada e dependência de substâncias químicas.

O fator mais significativo para o surgimento de outra doença psiquiátrica é a própria incapacitação ocasionada pelos sintomas obsessivo-compulsivos. “Uma vez instaladas as obsessões e compulsões, o paciente experimenta fortes sentimentos de desgosto, angústia, desconforto e inquietação perante os pensamentos intrusivos e recorrentes e a necessidade de realizar comportamentos compulsivos na tentativa de neutralizar tais pensamentos”, explica a psiquiatra Mônica Melo.

Casos de TOC associados a outras doenças precisam de mais atenção


Geralmente, casos de
pacientes diagnosticados com mais de uma doença são mais graves e precisam de uma proposta mais ampla de tratamento, em comparação com os portadores de uma patologia isolada. A comorbidade acaba interferindo na evolução do transtorno obsessivo compulsivo, agravando o quadro.
“Pacientes com TOC e outras comorbidades, como depressão e transtornos de ansiedade, respondem melhor à associação do antidepressivo com a terapia cognitiva comportamental“, completa Mônica.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes