AchèAchè
search
Título

O TOC geralmente está acompanhado de outro transtorno?

Cabeça e Pescoço

19 de outubro de 2023

O transtorno obsessivo compulsivo, conhecido pela sigla TOC, é uma doença psiquiátrica crônica que pode atingir homens e mulheres de todos os grupos étnicos. Os sintomas podem ter início durante a infância, a adolescência ou ainda no começo da vida adulta. Acredita-se que o transtorno se desenvolve pela interação de fatores neurobiológicos e ambientais. Além disso, o mesmo paciente pode ter TOC e desenvolver outras doenças psiquiátricas.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), mais da metade dos indivíduos adultos com TOC desenvolve algum outro transtorno mental ao longo da vida. As comorbidades mais encontradas, segundo o manual, são o transtorno de ansiedade, o transtorno depressivo ou bipolar, o transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo e transtorno de tique, a chamada Síndrome de Tourette.

 

TOC pode estar acompanhado de fobia social e ansiedade

 


Segundo a psicóloga Lilian Boarati, estudos que investigam o desenvolvimento do TOC nas diversas faixas etárias apontam que, quando surge precocemente na infância, o transtorno está associado a um maior número de comorbidades, como a fobia social e o transtorno de ansiedade de separação, assim como a uma maior gravidade dos sintomas do TOC e a um maior número de obsessões e compulsões.

Atualmente, não é possível diagnosticar o TOC por exames laboratoriais. “O relato verbal do portador e de seus familiares a respeito dos sintomas obsessivo-compulsivos e de sintomas referentes a outros tipos de doenças mentais permite que o profissional da saúde identifique a existência do TOC e demais transtornos associados”, explica a especialista.

 

Tratamento do TOC envolve medicamentos e terapia

 


Para tratar o TOC, independentemente da presença ou não de comorbidades, a medida mais eficaz é a associação de medicamentos com a terapia comportamental. “Os medicamentos aumentam a capacidade do cérebro em captar substâncias químicas neurológicas, importantes para diminuir a intensidade das obsessões e compulsões e auxiliar nos sintomas de ansiedade e depressão”, diz a psicóloga.

Já a terapia comportamental utiliza uma técnica de tratamento chamada Exposição com Prevenção de Resposta (EPR). “Seu objetivo é colocar o paciente com TOC em contato com situações, objetos, pessoas ou com o próprio pensamento obsessivo, considerados perturbadores e aversivos, sempre de forma gradativa e contínua, até que os sintomas do transtorno sejam reduzidos ou eliminados”, afirma a psicóloga.

 

 


Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
TOC tem cura? Entenda sobre as diferentes fases do transtorno

Pessoas que sofrem de Transtorno Obsessivo Compulsivo podem até duvidar da eficácia do tratamento, já que a doença gera uma sensação de descontrole mental e atrapalha a rotina dos pacientes. O diagnóstico do TOC deve ser feito por um médico psiquiatra e o tratamento pode realizado por meio de medicamentos, psicoterapia ou cirurgia, este último […]

Artigos
Saiba como funciona o tratamento da esquizofrenia com a ajuda de ansiolíticos

Apesar de ser uma doença razoavelmente discutida até mesmo em novelas, como em “Caminho das Índias”, da TV Globo, em 2009, com o personagem interpretado pelo ator Bruno Gagliasso, a esquizofrenia ainda é uma doença ainda pouco conhecida pelo grande público. “É uma desordem mental, classificada como transtorno psicótico e atinge apenas 1% da população mundial”, […]

Artigos
Transtorno de Personalidade Narcisista – Saiba tudo

O Transtorno de Personalidade Narcisista ou como também conhecido (TPN),  possui muitas definições comuns compartilhadas, onde pessoas que possuem desvios de comportamentos podem apresentar consideradas narcisistas destacam fortes características como necessidade de bajulação, falta de empatia e arrogância.  Os sintomas frequentes e modo de agir de pessoas com personalidade narcisista podem incluir correspondem a gente […]

Converse com um dos nossos atendentes