AchèAchè
search
Título

É possível desenvolver o TOC na terceira idade?

Sintomas
Transtornos

19 de outubro de 2023

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode acometer pessoas de diferentes faixas etárias, sendo mais comum em crianças, jovens e adultos. Nos idosos, especialmente, a doença se manifesta com menor frequência. Em muitos casos os sintomas iniciais surgem ainda na infância e se desenvolvem conforme o indivíduo cresce, mas também ocorre deles se manifestarem pela primeira vez mais tarde.  

Tratamento de TOC em idosos é difícil


Além do transtorno não ser tão observado na velhice, seu tratamento nesta fase costuma ser mais complicado pela dificuldade maior que os integrantes da terceira idade tem em modificar comportamentos. “Alterar hábitos e compulsões de idosos exige um trabalho mais demorado, o que também ocorre para medicá-los”, explica a psiquiatra Lee Fu-I.

Essa dificuldade de tratar o transtorno em idosos se deve muito à ausência do diagnóstico precoce, pois desta forma os anos passam sem que haja o conhecimento da doença. Abre-se, então, margem para que ela se desenvolva ao longo da vida. Ao chegar em uma idade avançada sem tratamento algum, fica quase impossível reverter ou até mesmo amenizar quadro.

Outras doenças podem acentuar sintomas de TOC em idosos


De acordo com Lee “isso acaba acontecendo quando os sintomas não eram tão evidentes. Com o avanço da idade, o indivíduo se torna um idoso que tende a ser mais teimoso e insistente em seus atos, o que configura esse cenário complexo”. Apesar de tudo, a psiquiatra afirma que não há estudos científicos sobre TOC na terceira idade.

Outro ponto da questão é o fato da saúde mais frágil dos idosos, sujeitos aos mais variados tipos de doenças, contribuir para acentuar os sintomas do TOC. “Se um idoso começa a ter algum problema de saúde, tende a sentir-se inseguro, ter mais preocupações e, enfim, tentar repetir ações que podem se tornar compulsões/manias”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O idoso com doença de Alzheimer costuma falar muito sobre o passado?

A doença de Alzheimer tem como principal sintoma a perda de memória recente. Por isso que em muitas ocasiões os pacientes esquecem o conteúdo que acabaram de absorver. Por outro lado, as memórias antigas tendem a se manter preservadas por mais tempo. Isso acontece devido à forma como a doença afeta, em geral, o cérebro dos pacientes. Falta […]

Artigos
Por que a doença de Alzheimer pode causar agressividade e irritação?

A maioria das pessoas conhece a doença de Alzheimer pela perda progressiva da memória, que é o principal sintoma do quadro. Porém, este não é o único dano causado no cérebro. O paciente também apresenta outras manifestações, como a agressividade e a irritação. Todos esses sintomas surgem em função das alterações cerebrais que decorrem da doença de […]

Artigos
Quais são os principais desafios no estágio avançado da doença de Alzheimer?

Os médicos costumam dizer aos familiares de um paciente com a doença de Alzheimer que o diagnóstico muda bastante a rotina. A perda de memória recente é uma das primeiras consequências percebidas, mas conforme a doença progride e chega ao seu estágio mais avançado, os cuidadores e o próprio idoso precisarão enfrentar desafios ainda maiores. Idoso perde autonomia no estágio avançado da […]

Converse com um dos nossos atendentes